You are here: Foswiki>RJ Web>ENECOMP2007 (06 Jan 2012, UnknownUser)Edit Attach
logo

A candidatura

Por iniciativa dos alunos da UFF, UFRJ, UNIRIO e UBM, está sendo lançada a candidatura do Rio de Janeiro para sediar o XXV ENECOMP em 2007. Nesse sítio podem ser encontradas informações gerais sobre nossa candidatura e o projeto completo para download. Caso deseje entrar em contato conosco, acesse http://listas.enec.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/rj

As Universidades

UNIRIO

A atual UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO foi criada em 5 de junho de 1979, pela Lei Federal 6.655. Tem como missão "Produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício pleno da cidadania mediante formação humanística, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho presente e futuro."

O Movimento Estudantil é ativo e independente de partido políticos e recebe o ajuda da administração central pra a realização de diversas atividades, dentre elas, encontros de estudantes. Cabe aqui resaltar que o Movimento Estudantil da UNIRIO é um dos mais vitorosos do nosso país dessa geração, tendo conquistado entre outras coisas a paridade na consulta a Reitoria calculada sobre votos válidos em 2004 e a paridade entre discentes e servidores federais na consulta para Diretores e Decanos, o que representou 50% do peso para os estudantes.

A universidade sempre buscou investir em tecnologia, principalmente apos a criação do CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, que sempre atuou na área de ensino e pesquisa em informática. Atualmente, a UNIRIO vem se consolidando como um Pólo de Software Livre no Rio de Janeiro dando total apoio a projeto abertos e desenvolvendo projetos próprios que já estão servindo de referência para muitas pessoas, como a Semana de Software Livre, que realizará sua 4ª edição em 2006.

UFF

Localizada em Niterói, a Universidade Federal Fluminense - UFF - marca presença na vida dos habitantes da cidade com diversas atividades culturais, de pesquisa, ensino e extensão. Um exemplo dessa integração é o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), que foi doado à universidade pela Prefeitura Municipal de Niterói em 1964 - incentivando o ensino e a pesquisa nas áreas de saúde e mantendo seu caráter assistencial.

A UFF foi criada pela Lei nº 3.848, de 18 de dezembro de 1960, com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFERJ. A ela incorporaram-se as cinco faculdades federais já existentes em Niterói - Faculdade de Direito de Niterói, Faculdade Fluminense de Medicina, Faculdade de Farmácia e Odontologia, Escola de Odontologia e Escola Fluminense de Medicina Veterinária - e agregaram-se estabelecimentos de ensino estaduais - Escola de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, Escola Fluminense de Engenharia e Escola de Serviço Social do Estado do Rio de Janeiro - e particulares - Faculdade Fluminense de Filosofia e Faculdade de Ciências Econômicas de Niterói.

Hoje, a universidade tem 21.682 alunos matriculados (incluindo os que entrarão no segundo semestre letivo deste ano), 2.642 professores e 4.718 funcionários - no Hospital Universitário Antônio Pedro estão lotados 1.940 servidores. Com um total de 79 departamentos de ensino, são oferecidos neste vestibular 51 cursos de graduação. Na pós-graduação, a UFF tem 131 cursos.

UBM

O Centro Universitário de Barra Mansa - UBM é uma Instituição de Ensino Superior, mantida pela SOBEU - Sociedade Barramansense de Ensino Superior, criada em 17 de outubro de 1961, com o objetivo precípuo de criar e manter o ensino de nível superior, afim de atender ao expressivo contingente de jovens da faixa etária do ensino universitário que buscavam em cidades distantes, a continuidade de seus estudos.

Desde a década de 60, a SOBEU mantém cursos de Ensino Superior em Barra Mansa, primeiramente como Faculdade Isolada, posteriormente como Faculdades Integradas. Ao longo de seus quarenta anos, a entidade ampliou sua estrutura física, administrativa e pedagógica, o que possibilitou elevar-se à categoria de Centro Universitário, credenciado pelo parecer CES 707-97, publicado em Diário Oficial por decreto do Presidente da Republica em 24 de dezembro de 1997, com sede em Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro e unidades permanentes nos municípios fluminenses de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Itatiaia, Volta Redonda, Macaé e Rio de Janeiro.

O UBM é uma instituição pluralista e pluridisciplinar atuando no ensino de graduação, de pós-graduação, na pesquisa e na extensão. No ano de 2000, foi inaugurada a "Unidade Cicuta " para atender uma demanda natural, devida ao crescimento de nossa região. A Unidade está localizada em plena floresta Cicuta, numa área de 80.000 m2, mais de 5.000 m2 de área construída, limítrofe ao município de Volta redonda e a apenas 5 minutos do Centro desta cidade.

A cidade

Niterói

O nome Niterói só veio em 1835 após a vila se tornar a capital provisória da província do Rio de Janeiro. Nictcheroy em Tupi significa “água escondida”. A condição de capital trouxe série de desenvolvimentos urbanos, como a barca a vapor, iluminação pública a óleo de baleia, lampiões a gás, abastecimento de água e novos meios de transporte (bondes elétricos, estradas de ferro, companhia de navegação) para ligar a cidade ao interior do estado.

No século XX, Niterói seria de novo a capital do estado em 1903, por estar localizada próxima ao Rio de Janeiro, cidade mais desenvolvida na rede urbana nacional Mas o maior marco para o crescimento econômico da cidade viria em meio ao regime militar, em plena ditadura, quando foi inaugurada a Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte Rio-Niterói), em 1974. Foi o sinal para o redirecionamento de investimentos públicos, da especulação imobiliária, da infra-estrutura e ocupação de bairros da Região Oceânica.

Porém, o esperado crescimento sofreu impacto com a fusão do estado da Guanabara e Rio de Janeiro, provocando o esvaziamento econômico com a perda do título de capital de Niterói.

Hoje, a cidade apresenta índices de desenvolvimento que a tornam mais do que simples coadjuvante da capital do estado. Referência em setores essenciais como educação, saúde, qualidade de vida e cultura, o município cresce a passos largos ganhando espaço no cenário nacional alcançando o 3º lugar em qualidade de vida no Brasil, entre 5600 municípios, e o 1º lugar no Estado do Rio de Janeiro.

A ENEC

A Executiva Nacional dos Estudantes de Computação (ENEC) foi criada no XI ENECOMP, realizado em Florianópolis - SC, de 7 à 10 de setembro de 1993, a partir de proposta formulada pelo grupo de trabalho do ENECOMP. A proposta da ENEC sempre foi o de defender os interesses da Computação no Brasil de forma a produzir o avanço tecnológico e científico da sociedade brasileira como um todo, e para isso tem centrado seus esforços nos ENECOMPs, em que conscientiza os estudantes, realizando grupos de discussões e fóruns, onde planeja e projeta suas ações através de palestras técnicas, mini-cursos e discussões sócio-políticas que tem relevância na Computação do Brasil.

Plano do Projeto

Organização

Equipe organizadora

  • Victor Chaves
  • victormanaia@gmail.com
  • Dasi / UNIRIO
  • Sistemas de Informação
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

  • Carlos David Ribeiro Pasco
  • cpasco@click21.com.br
  • Ciência da Computação
  • Universidade Federal Fluminense - UFF

Equipe de apoio

  • Henrique Andrade
  • henrique.andrade@ufrj.br
  • IS/PESC-COPPE
  • Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação
  • Universidade federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Estrutura Física - Universidade Federal Fluminense - UFF

A estrutura oferecida pela UFF apresenta excelentes condições para a realização do ENECOMP 2007 em Niterói – RJ. Consideramos apenas os dados referentes ao CTC, mas tais números podem ser expandidos considerando-se a proximidade dos outros centros desta universidade;

Locais para palestras, mesas-redondas, mini-cursos, etc
  • Salas de aula: cada andar da Escola de Engenharia possui cerca de 20 salas de aula com quadro negro, ar-condicionado e capacidade para 50 assentos cada, considerando-se apenas a Escola de Engenharia.

  • Auditórios: a Escola de Engenharia dispõe de 3 auditórios com capacidade para 150 pessoas cada, devidamente equipados para a finalidade do evento. Contamos ainda com um mini-auditório no Instituto de Computação, com capacidade para 30 pessoas.

  • Bibliotecas: rede de bibliotecas com com vasto acervo bibliográfico, e abrangendo as diversas áreas de conhecimento;

Laboratórios
  • Laboratórios de Informática: 03 laboratórios de Informática com média de 20 computadores conectados em rede e com acesso à Internet em cada um. Além disso, a Escola de Engenharia disponibilizou um dos seus laboratórios com cerca de 25 computadores também para o evento.

Alojamentos
  • Alojamento: Serão disponibilizados 10 salas para alojamento, além do alojamento do DCE que possui capacidade para cerca de 120 pessoas;

Alimentação
  • Restaurantes/cantinas: a UFF conta com um restaurante e 3 cantinas no campus da Praia Vermelha, além de um restaurante universitário no campus do Gragoatá, ambos com amplo espaço para atender a demanda necessária de alimentação;

  • Icaraí Praia: Endereço: R. Belisário Algusto, 21 Fone: (21) 27102323

  • Sagrada Familia - Restaurante: Endereço: R. Domingues de Sá, 325 /Fone: (21) 26103556

  • Niterói Palace: Endereço: R. Andrade Neves, 134/ Fone: (21) 26202155

  • Davvero Tradizionale: Endereço: Rua Alexandre Moura, 61/ Fone: (21) 2620-8449 / (21) 3604-1679

  • Guapo Loco - Niterói: Endereço: Est. Leopoldo Fróes, 38 - São Francisco / Niterói - Fone: (21)2710-6969

Estacionamento
  • Estacionamento: amplo estacionamento possibilitando a acomodação de todo tipo de veículo de forma satisfatória. Tal estrutura fica disponibilizada o ano inteiro a comunidade;

Hotéis e Restaurantes
Além do prédio do DCE-UFF, algumas salas do prédio da Escola de Engenharia serão disponibilizadas para alojamento durante o evento, não havendo necessidade de estadia em hotel. Entretanto, para aqueles que desejarem, abaixo encontra-se uma lista de estabelecimentos próximos à Universidade.

CENTRO
  • Niterói Palace – (21) 2620-2155
  • Niterói Plaza Hotel – (21) 2620-8008

ICARAÍ
  • Hotel Village Icaraí – (21) 2610-8504
  • Icaraí Praia – (21) 2710-2323
  • Tower Icaraí – (21) 2612-2121
  • Tower Icaraí II – (21) 2612-2121

INGÁ
  • Hotel Fagundes Varela – (21) 2719-2645

CAMBOINHAS
  • Tio Sam Hotel & Fitness – (21) 2619-9500

CHARITAS
  • Solar do Amanhecer – (21) 2610-5221

Transporte
Abaixo encontra-se uma lista com os diversos meios de transporte para chegar à UFF. Vale ressaltar que não há necessidade de meios de transporte entre os locais de realização do evento, dada a proximidade entre os mesmos.

DO AEROPORTO TOM JOBIM (INTERNACIONAL)
  • ÔNIBUS - Linha 998 – Aeroporto x Charitas (Sentido Charitas)
Descer em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro, ir andando até o terminal e pegar a linha 47 ou 47B e pedir para soltar em frente ao campus da Praia Vermelha ou no DCE-UFF, dependendo do local desejado.

DO AEROPORTO SANTOS DUMONT
  • ÔNIBUS - Linha 740D – Leme x Charitas (Sentido Charitas)
Descer em frente ao clube Canto do Rio.

DO TERMINAL RODOVIÁRIO NOVORIO
  • ÔNIBUS - Linha 100 – Praça XV – Niterói (Terminal)
Descer no ponto final e ir andando até o DCE-UFF (menos de 1Km) ou pegar a linha 47 e pedir pra descer em frente ao campus da Praia Vermelha, dependendo do local desejado.

  • ÔNIBUS - Linha 996 – Gávea x Charitas (Sentido Charitas)
Descer em frente à Reitoria da UFF na praia de Icaraí e pegar a linha 47 ou 47B sentido centro e pedir para soltar em frente ao campus da Praia Vermelha ou em frente ao DCE-UFF, dependendo do local desejado.

Patrocínio

Empresas locais e nacionais

  • O plano de captação será construído no início das atividades preparatórias do evento, após a eleição da cidade como sede.

Universidade(s)

  • As universidades contribuirão através de impressão e recursos indiretos, cabendo os recursos diretos aos patrocinadores e/ou financiamento com órgão de fomento à pesqusa e eventos(FINEP, FAPERJ, etc).

Inscrições

Site
  • Data para abertura: maio de 2007
  • Previsão de valor: R$ 30 (inscrição no evento)

Divulgação

Site

  • Lançamento: Março de 2007
  • Nome da principal pessoa responsável: Victor Chaves

Cartazes

  • proposta de cartaz:
    proposta de cartaz
  • proposta de cartaz:
    proposta de cartaz
  • Quantidade que serão impressos: 500
  • Data para o começo do envio: Abril de 2007

Camisa
  • proposta de camisa:
    proposta de camisa

Folders
  • Quantidade que serão impressos: 2000
  • Data para o começo do envio: Abril de 2007, junto com os cartazes

Emails
  • Data para o começo dos envios: Março de 2007, junto com o lançamento do site
  • Nome das principais pessoas responsáveis: Rodrigo Noel / Victor Chaves

-- VictorManaia - 25 Jul 2006
Topic attachments
I Attachment Action Size Date Who Comment
camisa.gifgif camisa.gif manage 12 K 01 Aug 2006 - 16:07 UnknownUser proposta de camisa
cartaz.gifgif cartaz.gif manage 49 K 01 Aug 2006 - 16:06 UnknownUser proposta de cartaz
cartaz2.gifgif cartaz2.gif manage 51 K 01 Aug 2006 - 17:08 UnknownUser proposta de cartaz
enecomp.jpgjpg enecomp.jpg manage 8 K 01 Aug 2006 - 16:08 UnknownUser Logotipo do projeto
logo.gifgif logo.gif manage 17 K 03 Aug 2006 - 21:06 UnknownUser Imagem do Topo do Site
projeto_enecomp_2007_final.docdoc projeto_enecomp_2007_final.doc manage 1 MB 01 Aug 2006 - 17:11 UnknownUser projeto 2007 - versão final
Topic revision: r1 - 06 Jan 2012, UnknownUser
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Foswiki? Send feedback