Encontro Nacional dos Estudantes de Computação

Cuiabá - informações gerais

Geografia

Cuiabá faz limite com os municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande, Jangada e Acorizal. É um entroncamento rodoviário-aéreo-fluvial, interligando o norte do Brasil e o oeste da América do Sul, e o centro geodésico da América do Sul.

O município é cercado por três grandes ecossistemas: a Amazônia, o cerrado e o Pantanal. Com um clima muito quente, o lugar está ao norte do Pantanal, ao lado da Chapada dos Guimarães e ainda é considerado a porta de entrada da Floresta Amazônica.

Clima

Cuiabá rotineiramente registra as temperaturas mais quentes entre as capitais brasileiras. Seu clima é tropical quente e sub-úmido. Precipitação média anual de 1750 mm, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. A temperatura máxima, nos meses mais quentes, fica em torno de 43°C. A mínima varia entre 12 e 14ºC. Durante a seca, que vai de maio a agosto, a umidade cai a níveis críticos, às vezes abaixo de 15%.

Demografia

Sua população estimada em julho de 2005 é de 533.800 habitantes. Várzea Grande, cidade conurbada, tem 248.728, totalizando 782.528 habitantes na grande Cuiabá.

O número de eleitores em junho de 2006 era de 358.495 representando 18,37% do total de eleitores do estado do mato grosso.

A cidade viveu tranqüilamente até a década de 1960, quando um fluxo de imigrantes começou a vir para o estado, principalmente nas décadas de 1970 e 1980. Nesse período, a população passou de 57.860 habitantes em 1960 para 100.865 em 1970, 213.151 em 1980, 402.813 em 1991 e 483.346 em 2000, perfazendo 19,3% da população total do estado.

Esse aumento desordenado da população levou a um crescimento das áreas periféricas da cidade, que carecem muitas vezes de investimentos em planejamento, saneamento e outros serviços públicos, coisa que também ocorre em várias cidades do país.

Cultura

A cultura cuiabana é muito rica, por ter recebido influência de vários povos, como os portugueses, o negros e índios, e ter vivido um período de isolamento. As principais manifestações estão na gastronomia, na dança, nos artesanatos, rendas e cerâmicas.

A população cuiabana é bastante religiosa, e festeja seus santos, como São Benedito, com danças típicas, como o cururu e o siriri. Há também outras danças, como a catira, executada apenas por homens. Em alguns municípios, a catira é parte integrante da Folia de Santos Reis, porém nada impede que seja destacada da manifestação, para ser cantada e dançada em outros períodos do ano.

A gastronomia é formada por prato à base de peixe, pescados nos rios da região (pacú, pintado, caxara, dourado e outros), simplesmente fritos ou envolvidos em mistura meio a meio de de farinha de trigo com fubá, fritos e depois ensopados em molho escabeche ou ensopados com mandioca (denominado de munjica).

Entre os pratos típicos estão:

  • Maria Isabel: Carne seca com arroz.
  • Carne seca com Moranga: Carne seca, servida com moranga (especie de abóbora) e arroz branco.
  • Carne assada com frutas: Servida com farinha de mandioca e bananas.
  • Farofa de Banana: Farinha de mandioca tostada na manteiga ou no óleo, misturada com pedaços de banana.

Pontos turísticos

Nos últimos anos vem se destacando o turismo na cidade, por estar situada em uma região de grandes paisagens naturais, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal. O turismo de eventos também é crescente na cidade. Veja uma lista de locais para se visitar em Cuiabá:

  • Rios Cuiabá e Coxipó. Nos arredores de Cuiabá, praias e locais para pesca;
  • Morro da Luz (Morro da Colina), localizado no centro da cidade;
  • Horto Florestal, no Bairro do Coxipó, acesso pela Avenida Fernando Corrêa da Costa;
  • Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso. Acesso pela Avenida Fernando Corrêa da Costa. Várias espécies regionais, incluindo algumas ameaçadas de extinção.
  • Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, a Catedral Metropolitana, na Praça da República, centro;
  • Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, Bairro de Dom Aquino do Bom Despacho, na Cidade Alta;
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Benedito, na Avenida Coronel Escolástico, no Bairro Bandeirantes;
  • Igreja de São Gonçalo, na Avenida XV de Novembro, no bairro do Porto;
  • Museu de Arte Sacra, na Praça Seminário, centro;
  • Museu Histórico, da Fundação Cultural do Estado do Mato Grosso;
  • Museu das Pedras Ramir Bucair, na Rua Galdino Pimentel, Centro;
  • Museu Rondon, no campus da UFMT;
  • Centro Geodésico da América do Sul, na Praça Moreira Cabral;
  • Centro Histórico de Cuiabá. Ruas e casarões antigos tombados pelo IPHAN;
  • Parque Mãe Bonifácia, na Avenida Miguel Sutil nas proximidades da rodoviária;
  • Ponte Sérgio Motta, na Avenida Beira Rio;
  • Estádio José Fragelli, mais conhecido como Estádio Verdão.


-- HeitorRodrigues - 02 Oct 2006

Realização


web2.gif

Logo ENEC

Apoio


Logo UNIC

Logo UNIRONDON

Logo CEFET-MT

fund.gif


cab_logo_sfundo.gif


logo_insigne.jpg


logoMJ.jpg




%btEdit% %btAnexar% %btVersao% %btMais%

revisão: r1 - 06 Jan 2012 - 01:09:55 - UnknownUser

%CC_by_nc_sa_pequeno% Copyright © 2005 - 2024, pela Executiva Nacional dos Estudantes de Computação. Todo o nosso conteúdo pode ser utilizado segundo os termos da Creative Commons License: Atribuição-UsoNãoComercial-PermanênciaDaLicença, salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.



eXTReMe Tracker