Encontro Nacional dos Estudantes de Computação

Caderno de Contribuições do ENECOMP

Regulamentação da Profissão de Informática

" It's completely stupid and wrong " -- Richard Stallman (a respeito da regulamentação da profissão de informática)

É muito comum falarmos de Software Livre no movimento estudantil da computação. Defendemos a idéia com todas as nossas forças, driblamos como podemos as estratégias de FUD (medo, incerteza e dúvida) de produtores de software proprietário, notadamente a Microsof. Produzimos, recomendamos, entusiasmamos outros com a idéia. Entretanto, muitas vezes esquecemos as idéias de liberdade subjacentes ao software livre em outros assuntos de nosso interesse.

Fazemos e defendemos software livre porque ele dá, a todos, as quatro liberdades: a liberdade de usar, de copiar, de modificar, de compartilhar. Isso torna-o democrático, independente das condições materiais de custeio de quem o usa ou o modifica. Mas de que adianta ter essas liberdades intrínsecas ao software se a lei nos proibir de modificá-lo? Ou então, se ela permitisse que o modificássemos mas não permitisse que fizéssemos uso dessas modificações comercialmente. De que nos adiantaria? Ao restringir a atividade comercial informática a portadores de diplomas, técnico ou superior, qualquer regulamentação da profissão vai na contra-mão do software livre e das idéias de liberdade que há anos defendemos.

Discutir a liberdade por si só muitas vezes pode trazer a impressão de que estamos tratando de pura e simples "libertinagem", especialmente quando nos deparamos com uma sociedade na qual diversas profissões são regulamentadas e restritas a graduados. Entretanto, médicos, engenheiros civis e advogados possuem algo em comum além de regulamentação: são atividades prestadas diretamente aos consumidores finais. Não bastasse isso, um erro de qualquer um deles pode levar à morte de pessoas, fato que acontece em nichos extremamente restritos da informática, que por essa características, têm treinamentos especiais requeridos.

Além disso, muitos defensores da regulamentação partem da premissa que o mercado não tem capacidade de avaliar sua mão-de-obra, e no entanto, até hoje isso não foi um problema que levasse à demanda por parte dos empregadores de uma entidade reguladora.

Obviamente que, na suposição de que defendamos uma regulamentação restrita a graduados, com alguma sensatez não incluiríamos na lista de atividades prestadas o conserto de computadores, por exemplo. Aliás, seria difícil encontrar sequer um curso que tivesse como ementa esse assunto, e o motivo para isso é simples: o escopo de atuação de um profissional formado é outro. Será que seria necessário estabelecer um limite entre o trabalho de mecânico e um engenheiro mecânico? De forma análoga, como delimitar um usuário de planilhas eletrônicas, um programador de alto nível e outro de baixo nível, se a transição entre essas categorias pode decorrer de experiência gradualmente adquirida?

É com pesar que a escassez de posições ao nível de um graduado faça com que muitos lutem pela restrição como uma forma de garantir uma parte maior das migalhas para si, quando o que nosso diploma nos ensinou foi inovar e empreender, procurando um nicho que explore nossos potenciais. Não há como comparar o trabalho de um diplomado e um não-diplomado, a não ser que a atividade exercida não exija a capacidade de um graduado. Mas nem por isso deixamos de encontrar profissionais formados em outras áreas na informática, praticando o auto-didatismo. Porém, seria recriminável a formação auto-didata se nossa área muda tanto que um diploma não serve para nada após alguns anos sem estudo adicional? Citemos alguns exemplos:

Steve Jobs abandonou a faculdade muito antes de se formar, fundou a Apple na garagem, foi demitido pelos acionistas e depois disso ainda fundou a Pixar. Richard Stallman - fundador da Free Software Foudation - é formado em física e cursou apenas uma disciplina de compiladores. Linus Tovalards ainda não havia se formado quando lançou a primeira versão do Kernel do Linux. O brasileiro Marcelo Tossati foi contratado pela Conectiva aos 12 anos, e aos 17 era o mantenedor do Kernel do GNU-Linux. No meio acadêmico a situação não seria diferente: vemos bacharéis e engenheiros de outras áreas atuando como docentes na área de computação em instituições renomadas.

Analisando a possibilidade de regulementação restritiva da informática, podemos encontrar muitos reveses perigosos. Um conselho de diplomados eletizaria a profissão em dois sentidos - tanto restringindo quem não possui condições para ter um diploma como quem poderia tê-lo trabalhando desde antes para isso. Ainda que profissionais que atuam sem diploma continuem a poder trabalhar, seriam subordinados a um profissional diplomado, estabelecendo uma forma de exploração semelhante àquela encontrada em escritórios de advocacia, por exemplo. A restrição de mercado é um estimulante à incompetência e à mediocridade, uma vez que a oferta de profissionais diminuirá. Não se consegue precisar os limites entre uma regulamentação útil e outra exagerada, em especial sobre a consideração - ou não - dos cursos de curta duração com prerrogativa aos mesmos direitos. Não existe um limite claro (e nem pode existir) entre o que é usuário e quem é profissional (nos pontos em que ela se torna clara, já é desnecessário regulamentar).

Dado isso, manifestamo-nos contrários à qualquer regulamentação da profissão de informática que impeça a atividade profissional de qualquer pessoa. A profissão da computação deve ser livremente exercida por qualquer um que seja capaz, independente de formação específica ou titulação. A computação é livre!

  • Assinam esta contribuição
    • Thiago Serra Azevedo Silva - estudante de Engenharia de Computação pela Unicamp tserra@gmail.com
    • Alan Godoy Souza Mello - estudante de Engenharia de Computação pela Unicamp alangsmello@gmail.com
    • Luís Guilherme Fernandes Pereira - mestrando em Ciência da Computação pela Unicamp lpereira@gmail.com

-- LuisGuilherme - 10 Jul 2006

Realização


web2.gif

Logo ENEC

Apoio


Logo UNIC

Logo UNIRONDON

Logo CEFET-MT

fund.gif


cab_logo_sfundo.gif


logo_insigne.jpg


logoMJ.jpg




%btEdit% %btAnexar% %btVersao% %btMais%

revisão: r1 - 06 Jan 2012 - 01:09:52 - UnknownUser

%CC_by_nc_sa_pequeno% Copyright © 2005 - 2024, pela Executiva Nacional dos Estudantes de Computação. Todo o nosso conteúdo pode ser utilizado segundo os termos da Creative Commons License: Atribuição-UsoNãoComercial-PermanênciaDaLicença, salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.



eXTReMe Tracker