Encontro Nacional dos Estudantes de Computação

Caderno de Contribuições do ENECOMP

Regulamentação sem Reserva

A ENEC defende a alguns anos um projeto de regulamentação da profissão sem reserva de mercado. Essa idéia é bastante criticada por muitos, tanto pelos que defendem a reserva como pelos que são contrários a regulamentação. Traçarei nas linhas abaixo uma defesa a um modelo de regulamentação que atenda as peculiaridades de nossa área.

A informática é uma profissão diferente de uma medicina ou de uma engenharia. Existem muitos auto-didatas, e não é necessário um curso superior para o aprendizado das profissões ligadas a área. Obrigar uma pessoa a ter diploma superior para trabalhar com computação soa como um mero protecionismo bancado por pessoas que tem medo de perderem seus empregos. Muitos grandes talentos nunca fizeram faculdade, e nem precisam fazer.

Mas, sem reserva, para que serve a regulamentação?

Além de reconhecer a profissão, a regulamentação com a criação de um conselho, criará um órgão para zelar pelas boas práticas dos profissionais de computação no Brasil. O conselho servirá para proteger a sociedade dos maus profissionais, e não o contrário.

Mas, se não for obrigatório, por que eu iria me filiar a um conselho?

Acreditamos em uma seleção natural do mercado. Os profissionais sem registro serão "sem garatia", enquanto aqueles que apresentarem a carteira do conselho, estarão sendo respaudados pelo órgão.

Mas, como garantir essa qualidade dos profissionais?

Defendo a idéia que todos com diploma de terceiro grau ou técnico em informática (ou afins) possam se registrar apresentando o diploma. Já os não formados fariam uma prova genérica de computação para poder tirar seu registro. De tempos em tempos, o conselho faria provas e cursos de reciclagem para renovar o registro de seus filiados, garantindo assim a adequação da formação dos profissionais a realidade, tendo em vista que a computação é muito dinâmica.

Esse debate sobre regulamentação é muito amplo. Nesse texto, abordei apenas alguns temas centrais sobre ele. O ENECOMP é o espaço ideal para que esse debate aconteça, e que a ENEC amadureça sua posição sobre o assunto e o defenda nos fóruns pertinentes.

Organização


DACOmputacao
ENEC

Apoio


Logo da PUC

Logo do CRC




TWiki

Debian

XHTML 1.0 válido!

CSS válido!
%btEdit% %btAnexar% %btVersao% %btMais%
revisão: r1 - 06 Jan 2012 - 01:09:49 - UnknownUser
%CC_by_nc_sa_pequeno% Copyright © 2005 - 2024, pela Executiva Nacional dos Estudantes de Computação. Todo o nosso conteúdo pode ser utilizado segundo os termos da Creative Commons License: Atribuição-UsoNãoComercial-PermanênciaDaLicença, salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.


eXTReMe Tracker