Encontro Nacional dos Estudantes de Computação

Caderno de Contribuições do ENECOMP

Movimento Estudantil

Tecer comentários sobre movimento estudantil é bom. Mas, é um pouco saudosista também.

Esse saudosismo advém, em grande parte, da paralisia de nossas entidades representativas e a maior responsável (não a única) nesse processo, certamente, é a União Nacional dos Estudantes. Esta entidade, que deveria nos representar, sofre com a atuação de uma mesma direção desde o início da década de 90, com seu fisiologismo e problemas crônicos que, a curto prazo, não serão revertidos. Por isso a importância de discutirmos em nosso encontro anual a atuação da UNE e seus rumos.

Em nossa área a situação sempre foi mais delicada, dado o fato que não temos tradição em atuação política. Não por processo de alienação ou algo similar, mas apenas porque não temos tradição...ponto. Estamo conseguindo avançar na discussão de pontos importantíssimos, como regulamentação da profissão por exemplo. Mas, precisamos avançar mais e discutir mais, como TV Digital (e seu padrão), Universidade (e seu caráter, que deveria ser, público), UNE (e seus rumos), Reforma Universitária (e se caráter aberto, que pune alunos inadimplentes nas privadas e libera os cursos pagos nas universidades...públicas) entre tantos outros. Não podemos ficar à margem da discussão política da sociedade, e em nosso encontro temos a melhor condição de trocar nossas experiências e conhecimentos, temos o dever (e mais ainda os representantes de centros e diretórios acadêmicos) de saber o que acontece ao nosso redor e participar ativamente da construção (na nossa área, como principal vertente que é a inclusão digital) de uma sociedade mais justa, que possa compartilhar amplamente o conhecimento.

O grande problema hoje da maior parte de nossas representações acadêmicas são as discussões vazias e de cunho meramente de disputa das entidades e não mais da atuação que ela deve ter a partir das necessidades dos estudantes, de seus anseios e angútstias. Além, é claro das práticas degeneradas que permeam diversos setores do movimento, como agressões físicas, fraudes, alienação, troca de favores etc etc...práticas essas que se repetem (ou serão trazidas?), depois em diversos segmentos do movimento sindical.

Vamos pra frente...caminhando com uma ENEC cada vez mais forte, atuante, democrática, representativa, solidária, socialmente responsável e de base! Como vem sendo e continuará a ser!

sds a tod@s,

-- LeandroChemalle - 15 Jul 2006

Organização


DACOmputacao
ENEC

Apoio


Logo da PUC

Logo do CRC




TWiki

Debian

XHTML 1.0 válido!

CSS válido!
%btEdit% %btAnexar% %btVersao% %btMais%
revisão: r1 - 06 Jan 2012 - 01:09:49 - UnknownUser
%CC_by_nc_sa_pequeno% Copyright © 2005 - 2024, pela Executiva Nacional dos Estudantes de Computação. Todo o nosso conteúdo pode ser utilizado segundo os termos da Creative Commons License: Atribuição-UsoNãoComercial-PermanênciaDaLicença, salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.


eXTReMe Tracker