Encontro Regional dos Estudantes de Computação da Paraíba

Palestrantes e Convidados

Carlos Eduardo Batista

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também é mestrando na área de Sistemas Distribuídos. Trabalha em projetos na área de Vídeo Digital e TV Digital no Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) da UFPB desde 2003, onde atuou como Gerente de Qualidade no projeto de implementação do Middleware de referência para o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Atualmente é Gerente de Projeto do Grupo de Trabalho de TV Digital da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba.

Palestra: TV Digital: um mundo de oportunidades para os desenvolvedores


Max Veras

Especialista de Segurança da Informação, Professor do IESP cadeira de Administração de Sistemas Operacionais, gestor de segurança da informação do Tribunal de Justiça da Paraíba Para mais detalhes consulte www.maxveras.com.

Palestra: Gestão de Redes com Software Livre

Mini-curso: Redes - Gestão de segurança da informação

Giovanni Farias

Engenheiro eletrônico, com Mestrado em Informática (Usabilidade de Interfaces Homem-Máquina), ambos pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), tem MBA em Análise de e-Business pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) e Especialização em Gestão de EAD pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Já trabalhou com web-marketing e publicidade, foi Coordenador de Web e professor do CESBAM (Centro de Estudos Superiores Barros Melo), em Olinda/PE, onde desenvolveu, entre 2001 e 2004, amplo trabalho de ensino presencial suportado por Educação a Distância. Ensinou no programa de pós-graduação da Universidade Mackenzie. É responsável pela versão brasileira do MOODLE, fazendo parte da equipe internacional que administra o projeto de software livre. Fornece consultoria em Educação a Distância para várias empresas e instituições, dentre elas: Faculdade São Francisco de Barreiras, Infraero, Ministério da Educação, SENAC, TecOut Center e Universidade Federal de Juiz de Fora.

Palestra: Uso de Software Livre na Educação a Distância


Rodrigo Rebouças

Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande; é mestre e aluno de doutorado na mesma instituição; é MBA em Gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. No seu doutorado Rodrigo pesquisa sobre o impacto da gerência de serviços de TI nos negócios, com foco na Gerência de Mudanças. Sua experiência profissional inclui mais de oito anos em desenvolvimento para a web, seis anos desenvolvendo em Java e projetando sistemas orientados a objetos. Ministrou mais de vinte cursos sobre desenvolvimento web, java, comércio eletrônico, padrões de projeto, entre outros. Mais de 30 palestras sobre temas inovadores na computação. É professor das disciplinas E-commerce e comércio eletrônico no MBA em Gestão Empresarial do UNIPÊ, em João Pessoa. Prestou consultoria para a Infraero, APEL, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba, entre outros.

Palestra: Ganhando dinheiro com Software Livre


Maurício Linhares de Aragão Junior
(mauricio.linhares@gmailNEVERSPAM.com)

Graduado em Desenvolvimento de Software para a Internet (CEFET-PB) e Comunicação Social (Habilitação Jornalismo – UFPB), desenvolvedor da Phoebus Tecnologia (http://www.phoebus.com.br/), consultor e instrutor independente, membro da equipe administrativa do Grupo de Usuários Java da Paraíba – PBJUG (http://www.pbjug.org/), moderador dos fóruns do GUJ (http://www.guj.com.br/) e articulista do site da revista Java Magazine e da Revista MundoJava.

Palestra: Desenvolvimento web com AJAX e Java no Google Web Toolkit


Djalma Valois Filho

Trabalha como consultor de informática desde 1978, tendo em 1989 sido eleito para compor a diretoria da FENADADOS - Federação Nacional dos Trabalhadores de Processamento de Dados, entidade que congrega os 19 sindicatos estaduais de informática. Ocupou durante dois mandatos consecutivos a Diretoria de Informática da FENADADOS, sendo um dos responsáveis pelo incentivo no uso da tecnologia (internet) pelas entidades sindicais, principalmente no que concerne a comunicação. Neste mesmo período, trabalhou nas negociações coletivas com as empresas federais (SERPRO, DATAPREV e DATAMEC) e estaduais de informática, defendendo o interesse dos trabalhadores. Atuou durante oito anos junto ao congresso nacional, acompanhando os projetos de lei de interesse da categoria, principalmente o projeto de regulamentação da profissão dos profissionais de informática. Em 1999 idealizou e fundou o CIPSGA, que é o Comitê de incentivo à produção do software GNU e alternativo, tendo nestes últimos anos trabalhado junto as empresas públicas e privadas pela disseminação da filosofia GNU, e dos programas livres. Trabalhou como Coordenador de Informatica na Secretaria de Recursos Humanos da Cidade de Campinas, tendo tambem ocupado o cargo de Diretor na Secretaria de Cooperação Internacional na mesma Cidade.

Palestra: CDTC – Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento.


Daniel Fireman (danielfireman@gmailNEVERSPAM.com)

Cursa último período do curso de Bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente trabalha no projeto OurGrid, onde executa funções de projeto e desenvolvimento na área de sistemas distribuídos. É membro fundador do Grupo de Usuários Java de Campina Grande (CGJUG), onde participou de realização de eventos e ministrou diversas palestras.

Mini-curso: Java New I/O


Paulo Henrique Santana de Lima

Estudante de Bacharelado em Ciência da Computação na UFPR Estagiário de administração de redes linux na empresa Dois A Equipamentos Ltda Ex-Presidente da ENEC - Executiva Nacional dos Estudantes de Computação Membro do GUD-PR - Grupo de Usuários Debian do Paraná

Palestra: ENEC e Movimento Estudantil

Mini-curso: Instalação de Debian BR-CDD


Alessandro Jatobá

Hoje atua como consultor de projetos de Gestão de Conteúdo usando Software Livre (Plone) e se dedica ao desenvolvimento (outsourcing) de projetos para uma empresa americana, a SafeDocs. Possui bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (1994) e Mestrado em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande (1998). Foi funcionário (1994-1999) e depois sócio (2000-2004) da Light-Infocon Tecnologia Ltda, onde trabalhou com Recuperação Textual, GED e Workflow. Foi Diretor no Núcleo de Processamentos de Dados da Universidade Federal de Alagoas em 2005. Tem larga experiência em tecnologias de desenvolvimento para a Web (dotNet, python, java) e grande interesse por Software Livre e Portais Corporativos.

Palestra: Gestão de conteúdo com Software Livre


Beraldo Leal

Analista de Redes desde 1998, e desenvolvedor nas horas vagas, onde lançou para a comunidade alguns projetos livres, como o SisPonto, sistema de gerenciamento de ponto eletrônico para funcionários, e o ControlNet, um front-end simples em shell script para o iptables. Possui certificação LPI C-1 e C-2, e é instrutor do Sistema Operacional GNU/Linux há mais de cinco anos. É um dos coordenadores do PSL-RN, Projeto de Software Livre do RN, onde vem apoiando o uso e o desenvolvimento do Software Livre no estado. Atualmente sua fonte de estudos consiste em mecanimos de fail-over para servidores GNU/Linux.

Palestra:Brincando de Cluster em Casa


.:: Apoio ::.


0 Facisa

Prefeitura


































%btEdit% %btAnexar% %btVersao% %btMais%
revisão: r1 - 06 Jan 2012 - 01:10:03 - UnknownUser
%CC_by_nc_sa_pequeno% Copyright 2024 by contributing authors

eXTReMe Tracker