XXIII ENECCOMP em Bonito - MS

Palestra 4








Título da Palestra: O Software Livre no Brasil

Apresentador: Marcelo Branco

Informações Pessoais:

Profissional da área de Tecnologia da Informação há 25 anos.

Atualmente, assessor de projetos especiais da Prefeitura de Porto Alegre, através da Procempa; membro da coordenação do Projeto Software Livre RS; da ONG Hypatia e membro do Conselho Científico do Mestrado Internacional em Software Livre, da Universitat Oberta de Catalunya (UOC, Open University of Catalonia) - Espanha.

Trabalhei 18 anos na EMBRATEL (Empresa Brasileira de Telecomunicações), em projetos de redes de alta velocidade (SDH, ATM e IP). Estive a cargo da implantação da Divisão de Telecomunicações da prefeitura de Porto Alegre, através da PROCEMPA (empresa de informática municipal), onde atuei de 1996 a 1998. Coordenei o projeto de implantação do backbone de fibras ópticas do município (INFOVIA), que interligou os principais prédios públicos através de uma rede óptica de alta velocidade (ATM/IP). Participei do projeto experimental de Internet 2 (METROPOA), na cidade de Porto Alegre.

Assumi a diretoria técnica da PROCERGS (Empresa de Informática do Estado do RS), em 1999, e em seguida passei a exercer o cargo de vice-presidente. Desde o início fui coordenador, pelo Governo do Estado, do Projeto Software Livre RS. Durante o ano de 2002, fui coordenador da Divisão de Informática da UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) participando da sua implantação. A universidade começou a operar com uma plataforma tecnológica totalmente livre.

Descrição:

A revolução tecnológica provocada pela convergência dos setores econômicos tradicionais de informática, telecomunicações e comunicação (rádio, TV e jornal), deram lugar a um novo e poderoso setor: da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Essa dinâmica provocou, como nunca antes na história da humanidade, a transformação do conhecimento e informação em mais um valioso produto de mercado e não mais como um bem universal.

No cenário tecnológico, a Internet assume esse papel de vanguarda, proporcionando às instituições públicas e privadas novas relações que estão alterando seus inter-relacionamentos e estão criando novos espaços à prática da cidadania e da democracia.

No entanto, o alto custo dos softwares usados nos computadores e o bloqueio do livre conhecimento científico e tecnológico imposto pelas licensas proprietárias, têm dificultado e impedido que algumas regiões do planeta se beneficiem desta revolução para proprocionar uma melhor qualidade de vida aos seus habitantes.

Algumas iniciativas importantes estão acontecendo para reverter esse quadro e buscam oferecer alternativas para romper com a exclusão digital.

Uma das mais importantes é a do movimento software livre que está construindo uma alternativa concreta ao modelo hegemônico e tem se mostrado mais eficiente do ponto de vista científico e mais generoso no plano social.

Na apresentacão estarei mostrando os principais conceitos do software livre, os desafios para o nosso movimento e a situacão no Brasil.

Tópico: ProgramacaoP04   Versão: 1 Editar Anexar Versões Mais...