Encontro Regional dos Estudantes de Computação da Paraíba

Documento sem título

Paraíba


A Paraíba é um estado brasileiro situado a leste da região Nordeste. Tem como limites o Rio Grande do Norte ao norte, o Oceano Atlântico a leste, Pernambuco ao sul e o Ceará a oeste. Ocupa uma área de 56.439,8 km².

 

Campina Grande


Há muito tempo, a cidade de Campina Grande apresenta forte participação na área tecnológica. Nos anos 40, Campina Grande era a segunda exportadora de algodão do mundo, sendo o primeiro lugar Liverpool, na Grã-Bretanha. Em 1967, a cidade recebe o primeiro computador de toda a região Nordeste do Brasil, que ficou no Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Federal da Paraíba, Campus II (hoje Universidade Federal de Campina Grande). Hoje, tantos anos depois, Campina Grande é referência em se tratando de desenvolvimento de Software e de indústrias de informática e eletrônica.

A revista americana Newsweek escolheu, na edição de abril de 2001, 9 cidades de destaque no mundo que representam um novo modelo de Centro Tecnológico. O Brasil está presente na lista com Campina Grande, Paraíba, que foi a única cidade escolhida da America Latina. Em 2003, mais uma menção foi feita à cidade: desta vez referenciada como o "Vale do Silício Brasileiro", graças, além da high tech, às pesquisas envolvendo o algodão colorido "ecologicamente correto".

Segundo a revista, o motivo para o sucesso foi a Universidade Federal da Paraíba, Campus II (que em 2002 tornou-se a Universidade Federal de Campina Grande). Desde 1967, quando os acadêmicos conseguiram apoio para comprar o primeiro computador da nordeste, um mainframe IBM de US$ 500 mil, criou-se uma tradição na área de computação que hoje tem reconhecimento em todo o mundo.

Fonte: Wikipédia

































-- BrunoDias
-- RobertarcioNunes

-- PauloSantana - 11 Aug 2007

.:: Apoio ::.


0 Facisa

Prefeitura


































%btEdit% %btAnexar% %btVersao% %btMais%
revisão: r1 - 06 Jan 2012 - 01:10:04 - UnknownUser
%CC_by_nc_sa_pequeno% Copyright 2024 by contributing authors

eXTReMe Tracker