Encontro Regional dos Estudantes de Computação de Alagoas

O evento

Apresentação

O estado de Alagoas ainda é pouco produtivo no que se refere à organização de eventos na área de Computação e Informática. Desde 2003, data da realização do III Infoview e do I Congresso Alagoano de Tecnologia da Informação (CATI), não se tem notícia da organização de um evento do porte dos mesmos. E, quando nos referimos àqueles organizados por estudantes ou que tenham foco estudantil, não há registro da realização de nenhum grande evento nessa área.

O I Encontro Regional dos Estudantes de Computação de Alagoas (ERECOMP-AL) é um evento organizado pela Diretoria Estadual da Executiva Nacional dos Estudantes de Computação (ENEC) e pelo Centro Acadêmico de Ciência da Computação (CACC) da Universidade Federal de Alagoas que vêm a suprir as deficiências supracitadas. Pretende-se congregar estudantes e profissionais da área de Computação e Informática de Alagoas e de estados vizinhos, constituindo-se num grande evento de Computação do Nordeste. Serão apresentados e discutidos, além de questões científico-técnicas, temas relacionados ao fazer computacional e à sua implicação na dinâmica social, bem como questões inerentes ao meio estudantil.

Escolheu-se como tema geral do I ERECOMP-AL a Internet, principalmente devido a seus recentes avanços, tão comentados e difundidos, o que está sendo chamado de Web 2.0 (ou Nova Web). Essas novas perspectivas de produção de conteúdo - colaborativo e descentralizado - são cruciais para o desenvolvimento da Web, não apenas na esfera tecnológica, proporcionando mudanças significativas em áreas como publicidade, jornalismo e política.

Justificativa

No nosso estado, especialmente na capital Maceió, existem diversas faculdades e institutos que oferecem cursos na área de Computação e Informática. Congregar os estudantes desses é uma tarefa árdua, porém necessária para o crescimento e o fortalecimento da área. Em eventos deste tipo, experiências diferentes advindas de estudantes de diferentes instituições podem ser trocadas. Essa troca de idéias estimula a produção de tecnologias e soluções de software novas, fazendo com que se formem profissionais mais criativos e qualificados.

Além disso, faz-se necessária uma constância de eventos de Informática, onde se possa apresentar aos nossos estudantes e profissionais o que está sendo produzindo no tocante a software, para que Alagoas não se isole do intrincado processo de transformação constante da área. Essa necessidade surge especialmente a partir da criação, há dois anos, do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL-TI), um estímulo do governo estadual ao crescimento dessa área.

Por fim, a realização de um evento dessa magnitude dá a oportunidade da cidade de Maceió, através da ENEC-AL, candidatar-se a cidade-sede de encontros nacionais como o Congresso Nacional dos Estudantes de Computação (ENECOMP) em anos posteriores.

Patrocínio:

%Formata_Centro% Colégio Contato

Faculdade Alagoana de Tecnologia (FAT)

Famiglia Giuliano

Spettus Steak House

Foca Beer

%Fim_Formata%

Apoio:

%Formata_Centro%

CEFET-AL

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Instituto de Tecnologia de Alagoas (ITEC)

Sebrae

PAPL

Governo de Alagoas

Apl Tecnologia de Informação

F-1 na veia

%Fim_Formata%
Editar Anexar arquivo Versões Mais...
revisão: r1 - 06 Jan 2012 - 01:10:00 - UnknownUser
%CC_by_nc_sa_pequeno% Copyright 2018 by contributing authors