Palestras e Palestrantes



Interoperabilidade

Fábio Cunha

Desenvolve programas de computador desde 1974, quando teve seu primeiro contato com um /3 da IBM. Em 1983, juntamente com outro colega da Escola Politécnica da USP, onde cursava Engenharia Eletrônica, desenvolve um microcomputador para crianças que utilizava-se da linguagem LOGO como sistema operacional. Em 1988 desenvolve e publica a FF-12C, uma emulação da calculadora HP-12C, um dos primeiros produtos de software no Brasil a ser vendido em livrarias.
Nos anos seguintes transforma a sua empresa, a FLIPFLOP, em uma referência no interior do estado de São Paulo para implantação de redes Novel e posteriormente na plataforma Microsoft, sendo um dos primeiros Solution Providers do interior do estado. Em 1997 torna-se um CTEC ( Certified Technical Education Center).
Fabio também desenvolveu a arquitetura e a infraestrutura de diferentes sistemas embarcados, envolvendo rastreamento e localização em empresas na Espanha e Finlândia.
Nos últimos dois anos dedicou-se ao desenvolvimento e a aplicação do produto Microsoft Dynamics CRM, tornando-se um conselheiro do time de desenvolvimento da Microsoft. Hoje cordena as atividades do Laboratório de Software Livre da Microsoft instalado na UNICAMP – Campinas.



Como receber R$ 120.000,00 pela sua inovação já

João Ademar de Andrade Lima

Graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2000) e em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (2002), com especialização (2003) e mestrado (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor, em Campina Grande, no Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Consultor em Direito da Propriedade Intelectual na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. É autor de dois livros: "Curso de Propriedade Intelectual para Designers" e "Bases Teóricas para Gestão da Propriedade Intelectual".



Automação Comercial, Windows Embedded, SMS, Windows CE. Entre no Mundo Microsoft Embedded!!!

Totalmente Pratica esta palestra explanará o que é Windows Embedded, sua aplicabilidade, como programar para ele e através de Windows Embedded desenvolver um aplicativo de automação comercial para MicroTerminais utilizando Windows Embedded e C#.NET


Claudenir C. Andrade

Currículo do Palestrante: Formado pela Academia de Sistemas Informático de Madrid em Analise de Sistemas, trabalha em automação comercial há 10 Anos. Homologou ECFs brasileiros no Equador, Venezuela. Autor do primeiro livro de automação comercial – “ Automação Comercial com VB.NET e C#”. É MVP(Most Valuable Professional) da Microsoft desde 2002. Junto com o Finep e o LAcTec criou o primeiro protocolo XML para impressoras fiscais no Brasil. Escreve artigos para o site da Microsoft, Linha de Código e outros sites referência na comunidade técnica. É palestrante em eventos nacionais de tecnologia como PDC, TechEd da Microsoft. Foi professor convidado da pós-graduação em .NET na Universidade Vila Velha e na Universidade Facear de Curitiba. Foi o responsável pela primeira especificação do SCU – Set de Comandos Único, a pedido do fisco brasileiro. Realiza road-shows no Brasil divulgando e compartilhando conhecimento em automação comercial e .NET.



Computação Pervasiva

Frederico Moreira Bublitz

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2005) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Atualmente é professor da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Computação Pervasiva e Sistemas Embarcados



Observatório Nacional de Inclusão Digital

Ana Carina Andrade

Analista de Sistema, pós-graduada em Ciência Politica pela Universidade de Brasília, atua a 8 anos com a questão da inclusão digital no Brasil, participou de vários projetos nessa temática. Atualmente é assessora do Ministério do Planejamento, da assessoria de inclusão digital, e gerencia as atividades do Observatório Nacional de Inclusão Digital.



Construindo riquezas através da colaboração

Eduardo Ferreira dos Santos

Eduardo Santos é membro ativo da comunidade internacional de desenvolvedores na plataforma OpenACS, além de coordenador do grupo brasileiro de usuários. Coordenador de Projetos da SLTI do Ministério do Planejamento, trabalhando com soluções livres na Coordenação do Portal do Software Público Brasileiro. Ajudo também no desenvolvimento e especificação de soluções para o Ministério e órgãos da administração pública, sempre envolvendo soluções livres.

Desenvolvendo Programas para TV Digital e Interativa com Ginga

Profa. Dra. Tatiana Aires Tavares

Curriculum: http://lattes.cnpq.br/4903908392101557


Regulamentação das Profissões de Informática

Paulino Michelazzo

Paulino Michelazzo, 36 anos, é web developer e escritor técnico. 
Trabalha na área de tecnologia desde 89, desenvolvendo aplicações cliente-servidor e depois para Internet em várias linguagens, tais como PHP, ASP, Cold Fusion, JSP, CGI, etc.

É atuante na comunidade de software livre desde 2000 principalmente traduzindo aplicativos para o idioma português e como membro de vários projetos de software livre como PHP Planet, ELKS e Bugzilla-BR. 

Prestou serviços para as maiores companhias de software proprietário mundiais, tais como Microsoft, Oracle, IBM e Macromedia, todas elas na área de treinamento e desenvolvimento de material técnico.

Foi membro da diretoria da Mambo Foundation na gestão 2006/07, sendo o único latino-americano até hoje a galgar tal posição. Já palestrou nos maiores eventos de Software Livre nacionais e internacionais tais como FISL (2002 a 2004), III Congreso Internacional de Software Libre (Colombia), Guadec 2004 (Noruega), IV Jornadas Regionales de Software Libre (Uruguay), I, II e III Encontros de Software Livre do Amazonas, I, II e III Congressos Catarinense de Software Livre, I LacFree (Peru), V Congreso Internacional de Software Libre (Bolívia), II e III Jornadas de Tecnologia, Senac/GO e outros.

Depois e um ano trabalhando como System Develop Specialist na ONU - Organização das Nações Unidas em Timor-Leste, onde era responsável pelo desenvolvimento de aplicações para o Ministério da Justiça deste país, retornou ao Brasil onde presta serviços de desenvolvimento web e uso de ferramentas de gerenciamento de conteúdo pela sua empresa Fábrica Livre (www.fabricalivre.com.br). Também é autor de vários artigos na imprensa mundial e co-autor do livro Software Livre e Inclusão Digital, editado em São Paulo.

 

ASP.NET

Marden Menezes

MCP, MCAD, MCSD e MCTS. Criador do primeiro grupo de usuários .NET do Brasil, o Sharp Shooters, vem desde 2002 trabalhando com a Microsoft e a INETA para criação e divulgação de grupos de usuários. Marden representou a Microsoft na comunidade acadêmica como Estudante Embaixador do nível honorável até o ano de 2006. Escrevendo artigos para sites e revistas Marden se tornou conhecido na comunidade, recebendo o título de MVP (Most Valuable Professional) da Microsoft por 4 anos consecutivos e sendo considerado pela revista INFO Exame um dos 10 programadores mais influentes do Brasil. Marden já palestrou em diversos eventos em todo país, como os eventos mais importantes da Microsoft no país (PDC e TechEd). Nos últimos 5 anos, palestrou para mais de 15 mil pessoas em 14 diferentes estados do Brasil, além de ter participado de congressos e reuniões nos Estados Unidos, Inglaterra, Argentina e Índia.

Prática Pedagógica e Novas Tecnologias

Lúcia Serafim

Professora da UEPB do Departamento de Educação, Ms em Ciência da Sociedade, com estudos na área da formação do professor em novas tecnologias, Pedagoga, Habilitada em Supervisão Escolar com Especialização em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento, concluinte do curso de Especialização em Educação e Novas Tecnologias da UEPB, atua no CCT-UEPB no curso de Licenciatura em Computação.

Cordel – Banco de Dados OO SL e Grid Computacional

José Antonio Leal de Farias

Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Light Infocon Tecnologia S.A - Primeira empresa brasileira a disponibilizar seus produtos como Software Público



Mesa de Discussão - Inclusão Digital

Mesa para discutir as propostas de trabalho na área da Inclusão Digital para as próximas gestões da ENEC


Jean Cleverson Afonso Rêgo

Currículo do Palestrante: Bacharel em Análise de Sistemas pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia) Campus II, Alagoinhas-Ba, onde atuou na Tecno System (Empresa Júnior do Curso), no DAAS (Diretório Acadêmico do Curso), no DCE da UNEB. Especialista em Gestão de Pessoas com Ênfase em Consultoria pela F.SS.S. (Faculdade Santíssimo Sacramento) na cidade de Alagoinhas-Ba. Atualmente leciona na Faculdade Santo Antônio e UNEB (Campus II), ambos na cidade de Alagoinhas-Ba.

Métodos Formais na Computação

Paulo Eduardo e Silva Barbosa

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Além do mais, é técnico em Eletrônica e Telecomunicações pela Escola Técnica Redentorista (2000) e especialista em Testes de Software pela Motorola/UFPE (2005). Atualmente é estudante de doutorado pela em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande e possui experiência de ensino no Centro Superior de Ensino e Desenvolvimento e na Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência em Engenharia de Software e Métodos Formais, com ênfase em Desenvolvimento Dirigido por Modelos, Redes de Petri e Análise Formal de Modelos e Programas, tendo publicado diversos trabalhos científicos no Brasil e no exterior.



Topic attachments
I Attachment Action Size Date WhoSorted ascending Comment
Facisa.pngpng Facisa.png manage 7 K 30 Jun 2008 - 04:30 UnknownUser  
Logo_ENEC.pngpng Logo_ENEC.png manage 11 K 30 Jun 2008 - 03:34 UnknownUser  
cerca.pngpng cerca.png manage 16 K 27 Jan 2008 - 23:40 UnknownUser  
cpm.gifgif cpm.gif manage 1 K 24 Jun 2008 - 17:13 UnknownUser  
culminis100.jpgjpg culminis100.jpg manage 26 K 14 May 2008 - 05:46 UnknownUser  
fedora.jpgjpg fedora.jpg manage 18 K 13 Jun 2008 - 20:56 UnknownUser  
light_infocon.jpgjpg light_infocon.jpg manage 21 K 30 Jun 2008 - 05:16 UnknownUser  
logoDDC.pngpng logoDDC.png manage 8 K 05 Jul 2008 - 04:58 UnknownUser  
marca_governo_federal.jpgjpg marca_governo_federal.jpg manage 16 K 30 Jun 2008 - 05:03 UnknownUser  
microsoft-logo.jpgjpg microsoft-logo.jpg manage 15 K 30 Jun 2008 - 03:39 UnknownUser  
patrocinio.gifgif patrocinio.gif manage 4 K 22 May 2008 - 05:09 UnknownUser  
patrocinios.swfswf patrocinios.swf manage 260 K 27 Jul 2008 - 16:45 UnknownUser  
placa2.gifgif placa2.gif manage 3 K 05 Jul 2008 - 16:33 UnknownUser  
rodape.pngpng rodape.png manage 4 K 27 Jan 2008 - 16:42 UnknownUser  
rodapefim2.pngpng rodapefim2.png manage 3 K 27 Jan 2008 - 23:40 UnknownUser  
rodapemenu.pngpng rodapemenu.png manage 1 byte 01 Jan 1970 - 00:00 UnknownUser  
support.jpgjpg support.jpg manage 16 K 02 Jul 2008 - 03:47 UnknownUser  
universiti.pngpng universiti.png manage 7 K 05 Jul 2008 - 04:49 UnknownUser  
urmet.pngpng urmet.png manage 7 K 05 Jul 2008 - 04:57 UnknownUser  

%btEdit% %btAnexar% %btVersao% %btMais%
revisão: r1 - 06 Jan 2012 - 01:09:58 - UnknownUser


eXTReMe Tracker