Mini-cursos e Palestrantes



Programando para MicroTerminais com Windows Embedded e C#.NET

Passo-a-Passo será construído um aplicativo de automação comercial, Cadastro de Cliente, um pequeno controle de estoque, utilizando o MicroTerminal com Windows Embedded e apenas 2 Linhas de Display eletrônico (emulado no Windows o Display) com C#.NET

Claudenir C. Andrade

Formado pela Academia de Sistemas Informático de Madrid em Analise de Sistemas, trabalha em automação comercial há 10 Anos. Homologou ECFs brasileiros no Equador, Venezuela. Autor do primeiro livro de automação comercial – “ Automação Comercial com VB.NET e C#”. É MVP(Most Valuable Professional) da Microsoft desde 2002. Junto com o Finep e o LAcTec criou o primeiro protocolo XML para impressoras fiscais no Brasil. Escreve artigos para o site da Microsoft, Linha de Código e outros sites referência na comunidade técnica. É palestrante em eventos nacionais de tecnologia como PDC, TechEd da Microsoft. Foi professor convidado da pós-graduação em .NET na Universidade Vila Velha e na Universidade Facear de Curitiba. Foi o responsável pela primeira especificação do SCU – Set de Comandos Único, a pedido do fisco brasileiro. Realiza road-shows no Brasil divulgando e compartilhando conhecimento em automação comercial e .NET.


Afiando a performance das suas aplicações web - Do front-end ao back-end

Cada aplicação web representa um problema diferente, mas existem diversas boas práticas que podem melhorar a performance das aplicações, tanto com ajustes finos na "camada de apresentação" como também no código que executa no servidor. Neste mini-curso você vai aprender diversas técnicas para melhorar a performance de sua aplicação web com receitas muitas vezes simples de serem aplicadas.

Maurício Linhares ( mauricio.linhares@gmail.com )

É graduado em Desenvolvimento de Sistemas para a Internet pelo CEFET-PB e Comunicação Social na habilitaçao de Jornalismo da UFPB. Trabalha com desenvolvimento de software a mais de três anos, atuando no desenvolvimento de sistemas web e desktop. Tem experiência de desenvolvimento de aplicações com Java e Ruby e trabalha atualmente para a Codevader ( http://codevader.com/ ), uma consultoria Sul Africana de desenvolvimento de software. Ele é também JUG Leader do PBJUG ( Grupo de Usuários Java da Paraíba) e moderador do GUJ ( http://guj.com.br/ ), com diversos artigos e tutoriais publicados na internet.


Mapeando Objeto no Bd com JPA

Rodrigo de Almeida Vilar de Miranda

Concluiu o curso de Bacharelado em Ciências da Computação em 2004 pela UFCG. Trabalhou em diversas empresas ao redor do Brasil, no papel de desenvolvedor, arquiteto e líder de projetos. Atualmente, cursa o mestrado na COPIN/UFCG ná área de Sistemas Distribuídos e lidera a equipe de desenvolvimento do projeto OurGrid.


Programação Orientada a Aspectos com AspectJ

Nesse curso será apresentada uma visão geral da Programação Orientada a Aspectos (POA), um paradigma que surgiu com o objetivo de auxiliar na implementação de forma mais isolada de interesses que atravessam diversas partes do código. Ilustraremos os conceitos de POA com a apresentação da linguagem AspectJ, uma linguagem orientada a aspectos de propósito geral e que estende Java


Ayla Rebouças

Aluna de doutorado na UFCG e pesquisa na área de testes em sistemas concorrentes e distribuídos. Realizou no ano passado um estágio de três meses na Google em Mountain View, onde fazia parte do time de testes. Fez graduação na UFCG e mestrado na UFPE, onde iniciou sua pesquisa na área de Programação Orientada a Aspectos. Participou por mais de três anos do projeto OurGrid, em parceria com a HP, onde atuou como coach, desenvolvedora e assistente de pesquisa. Já trabalhou também no CESAR, participando de um projeto em cooperação com a Motorola e focado no desenvolvimento de aplicações para celulares.


Introdução ao Teste de Software com JUnit e EMMA

Teste é uma das técnicas de verificação de software mais utilizadas na prática. Se usado de forma efetiva, pode fornecer indicadores importantes sobre a qualidade e a confiabilidade de um produto. Existem duas abordagens fundamentais de teste: teste funcional e estrutural. Na primeira abordagem o objetivo é observar se, para uma dada entrada, o software produz a saída correta. Já no teste estrutural o objetivo é testar detalhes procedimentais. Na prática, a atividade de teste é executada muitas vezes durante o processo de desenvolvimento de software, por isso, a automação de testes traz inúmeros benefícios para o processo como um todo. JUnit é uma das ferramentas de apoio ao teste de software mais utilizadas atualmente e pode ser aplicada na automação de testes funcionais. Com relação ao teste estrutural, são utilizadas ferramentas capazes de avaliar que partes do código de uma determinada aplicação não estão sendo exercitadas pelos testes, como por exemplo, a ferramenta EMMA. Neste mini-curso, apresentaremos uma introdução ao teste de software, e também, duas ferramentas de apoio à automação de testes: JUnit e EMMA

Wilkerson de Lucena Andrade

concluiu a graduação e o mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande em 2005 e 2007, respectivamente. Atualmente é estudante de pós-graduação na Universidade Federal de Campina Grande (nível doutorado). Possui vários trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Recebeu dois prêmios. Atualmente está engajado em um projeto de pesquisa cujo título é "Processo Integrado de Avaliação,

Seleção e Geração Automática de Casos de Teste" (FACEPE/UFPE/MOTOROLA). Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Suas áreas de interesse são: Engenharia de Software, Componentes de Software, Automação de Testes, Teste Formal, Teste de Aplicações para Celulares e Teste de Sistemas de Tempo Real.


Modelagem e Animação em Blender

O Mini-curso irá abordar a utilização do Blender, uma ferramenta livre de modelagem e animação 3D, com GameEngine própria e extensível através de scripts pyhton. Os tópicos abordados serão:

- Introdução a Computação Gráfica
- Modelagem
- Iluminação
- Texturização
- Animação
- Scripts
- Gameengine

Arnaldo Barreto

Graduação em Análise de Sistemas pela UNEB Campus II, Alagoinhas (BA), onde atuou por quase 3 anos na Tecno System, empresa Júnior do Curso. Fez parte da Equipe de Desenvolvimento do Cidadania Digital - Programa de Inclusão Sócio-Digital do Estado da Bahia. Atualmente, está fazendo o Mestrado em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn) da UFPE, Recife (PE), na área de Computação Gráfica. Usuário do Blender desde 2006.

Marcio Henrique

Granduando em Análise de Sistemas pela UNEB Campus II, Alagoinhas (BA). Arte-finalista em Corel Draw e Photoshop, ferramentas que tem experiência há 14 e 4 anos, respectivamente. Passou a ser usuário do Blender em 2007.


Avaliação de Usabilidade de Produtos

O mini curso tem por objetivo apresentar a importância e necessidade de realizar avaliações de usabilidade de produtos (software/hardware). Durante o mini-curso será apresentado um conjunto de técnicas e métodos usualmente utilizados em processos avaliatórios de usabilidade. Ao final, um exercício prático será realizado de acordo com um método de avaliação específico a fim de fixar os conceitos vistos durante o mini-curso.

Maria de Fátima Q Vieira Turnell

nasceu em 1953 em Paulo Afonso, Bahia, no Brasil. Bacharel em Física pela UFPE em 1975, Mestre em Engenharia Elétrica, em 1979 e Engenheira Eletricista em 1981, ambos na UFPB. PhD em Engenharia Elétrica pela Universidade de Bradford, UK em 1986. Professora visitante, convidada pela Université d'Aix Marseille III, França , onde realizou seu pós-doutorado em sistemas de automação industrial, no período de 2003-2004. Professora do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPB, atual UFCG, desde 1977, onde atua tanto na graduação quanto na pós-graduação. Seus interesses de pesquisa incluem a automação de sistemas industriais, e em particular o projeto das interfaces com o usuário destes sistemas. Na pesquisa emprega estratégias de modelagem e de simulação de sistemas, além da avaliação das interfaces, a partir de normas técnicas e de um método próprio o qual envolve testes de usabilidade.

Yuska Paola Costa Aguiar

nasceu em 1982 em Campina Grande, Paraíba, no Brasil. Bacharel em Ciência da Computação pela UFCG em 2004, Mestre em Ciência da Computação pela UFCG em 2007, Doutoranda em Engenharia Elétrica na UFCG. Atualmente professora substituta no Departamento de Matemática e Informática da Universidade Estadual da Paraíba. Seus interesses de pesquisa incluem processo de desenvolvimento de software, teste de software, desenvolvimento e avaliação de interface homem-máquina.


Flash e Expression Blend

Antonio Quirino

É graduado em Administração de Empresas pela UEPB e atua como designer de interfaces da Light Infocon.
Atualmente desenvolve layouts para aplicativos em WPF utilizando as ferramentas Microsoft Expression Design e Expression Blend.Também é professor de design gráfico e web design e desenvolve aplicativos web com Adobe Flash e Flex.
Participou recentemente dos treinamentos oficiais do Adobe Flash e Flex em Maceió - AL.


Edição de imagens para Web com PhotoShop

Moises Benicio

Designer e Webdesigner da Light Infocon Tecnologia S/A; Diretor de Arte e Diretor de Criação Web da Rox Publicidade


Segurança em redes sem fio

Prof. Fábio Nelson

Professor efetivo do Colegiado de Engenharia da Computação, na área de Sistemas Computacionais, na Universidade Federal do Vale do São Francisco desde fevereiro de 2007. Tendo atuado no mercado de trabalho como Administrador de Redes e Gerente de TI, tem experiência de mais de 10 anos na área. Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco, Graduado em Processamento de Dados em 2005 pela Faculdade de Informática do Recife - FACIR, Concluiu o Cisco Certified Network Associate (CCNA) na Academia Cisco Poli em 2005.


Soluções Livres para Manutenção e Segurança de Servidores

Gleidson Lacerda

Usuário de sistemas Unix-like desde 2000 como Suporte Técnico e Gerente de Redes da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Gleidson Lacerda é atualmente analista de sistemas da Gfarias.com, Moodle Partner Brasil, onde gerencia servidores para operações de Ensino a Distância


Desenvolvimento Web com PHP

O curso visa introduzir os conceitos do desenvolvimento Web usando as tecnologias PHP e MySQL e nele serão abordados alguns dos principais tópicos referentes às funcionalidades da linguagem necessárias para um aprendizado mais profundo posteriormente. Ao término, o aluno deverá ser capaz de desenvolver sistemas simples com interação da linguagem PHP com o bancos de dados MySQL.

Felipe Ribeiro (felipernb@gmail.com)

Estudante de Ciência da Computação na UFCG e engenheiro de sistemas da startup americana Shoprizer, onde trabalha à distância. Com experiência em sistemas distribuídos e desenvolvimento Web com as tecnologias PHP, Java e Ruby on Rails além de entusiasta dos conceitos da Web 2.0.

Desenvolvimento C# no MONO

Pedro Alves

Desenvolvedor de Sotware a 11 anos;
Empresário Fundador da Vsoft Tecnologia (www.vsoft.com.br);
Diretor de Desenvolvimento e Suporte da Vsoft Tecnologia atuando no desenvolvimento de sistemas de Gestão Empresarial, Automação Comercial, Aplicações para Internet, Segurança e Biometria de larca escala;
Diretor de Tecnologia da AJE-JP (Associação dos Jovens Empresários de João Pessoa);
Líder Fundador do .NUG - .NET User Group (Grupo de Usuários .NET da Paraíba - www.dotnug.com);
Co-fundador do projeto Open Source nDeveloper Framework, ferramenta de mapeamento objeto/relacional, acesso a multi-banco de dados, geração de código e produtividade (www.codeplex.com/ndeveloper);
Co-fundador do projeto Iscambo.com, serviço gratuito para publicação e pesquisa de opiniões dos usuários sobre produtos e serviços (www.iscambo.com);
Palestrante em eventos como: I Encontro de Usuários .NET da Paraíba, II Workshop de TI do UNIPÊ, Microsoft Heroes Community Launch 2008 e ENSOL - Encontro de Software Livre da Paraíba;
Palestrante em diversas instituições de ensino como: UNIPÊ, CEFET-PB, UNIBRATEC e ASPER


WPF

Vinicius de Melo Rocha

Analista de Sistemas da Simplestec, Graduado em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa. É profissional Microsoft Certified Professional (MCP) reconhecido pelo título de Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS): .NET Framework 2.0 Web Applications desde 2007.

Ruby on Rails

Allisson Azevedo

Estudante de Licencitura em Computação na Universidade Estadual da Paraíba. Fedora Ambassador, Fedora Package Maintainer. Atuando nas áreas de gerência de redes, desenvolvimento web, e consultoria em TI

Programação de Jogos para dispositivos portáteis – J2ME
Pré-requisito: noções de Java/C++ (Orientação a Objetos)

Maurilio Silva

Voluntário no Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva - Embedded (UFCG) e bolsista PIBIC/CNPQ do projeto intitulado: Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos da UEPB. Participou do desafio "4 days kickoff" oferecido pelo Forum Nokia Wiki destacando-se como um dos vencedores do desafio e tornando-se Forum Nokia Champion. Desenvolve para dispositivos móveis desde 2004, trabalha com JavaME (J2ME) e Symbian C++, tem nos jogos sua grande paixão e atualmente está fazendo pesquisas na área de m-Learning.

Topic attachments
I Attachment ActionSorted ascending Size Date Who Comment
Facisa.pngpng Facisa.png manage 7 K 30 Jun 2008 - 04:30 UnknownUser  
Logo_ENEC.pngpng Logo_ENEC.png manage 11 K 30 Jun 2008 - 03:34 UnknownUser  
cerca.pngpng cerca.png manage 16 K 27 Jan 2008 - 23:40 UnknownUser  
cpm.gifgif cpm.gif manage 1 K 24 Jun 2008 - 17:13 UnknownUser  
culminis100.jpgjpg culminis100.jpg manage 26 K 14 May 2008 - 05:46 UnknownUser  
fedora.jpgjpg fedora.jpg manage 18 K 13 Jun 2008 - 20:56 UnknownUser  
light_infocon.jpgjpg light_infocon.jpg manage 21 K 30 Jun 2008 - 05:16 UnknownUser  
logoDDC.pngpng logoDDC.png manage 8 K 05 Jul 2008 - 04:58 UnknownUser  
marca_governo_federal.jpgjpg marca_governo_federal.jpg manage 16 K 30 Jun 2008 - 05:03 UnknownUser  
microsoft-logo.jpgjpg microsoft-logo.jpg manage 15 K 30 Jun 2008 - 03:39 UnknownUser  
patrocinio.gifgif patrocinio.gif manage 4 K 22 May 2008 - 05:09 UnknownUser  
patrocinios.swfswf patrocinios.swf manage 260 K 27 Jul 2008 - 16:45 UnknownUser  
placa2.gifgif placa2.gif manage 3 K 05 Jul 2008 - 16:33 UnknownUser  
rodape.pngpng rodape.png manage 4 K 27 Jan 2008 - 16:42 UnknownUser  
rodapefim2.pngpng rodapefim2.png manage 3 K 27 Jan 2008 - 23:40 UnknownUser  
rodapemenu.pngpng rodapemenu.png manage 1 byte 01 Jan 1970 - 00:00 UnknownUser  
support.jpgjpg support.jpg manage 16 K 02 Jul 2008 - 03:47 UnknownUser  
universiti.pngpng universiti.png manage 7 K 05 Jul 2008 - 04:49 UnknownUser  
urmet.pngpng urmet.png manage 7 K 05 Jul 2008 - 04:57 UnknownUser  

%btEdit% %btAnexar% %btVersao% %btMais%
revisão: r1 - 06 Jan 2012 - 01:09:57 - UnknownUser


eXTReMe Tracker