Encontro Nacional dos Estudantes de Computação

Cursos de computação no Brasil

Este texto tem o objetivo de auxiliar aos interessados na área de Computação/Informática fazer sua escolha quanto ao curso, seguindo a definição e mostrando as áreas de atuação de cada um.

É sabido que a área de computação/informática é bem vasta e dinâmica, isso explica o porque de tantos cursos para uma mesma área de conhecimento. Mas isso não é prejudicial a mesma? Isso pode criar uma competição desigual para alguns cursos? Isso pode dificultar a contratação de um profissional pelas empresas públicas e privadas visto que a formação é tão variada?

Para todos esses questionamentos há uma única resposta: Não. Não é prejudicial porque temos aí uma prova do quão vasta é a computação/informática e não poderíamos restringir o ensino dela a poucos cursos. Não é uma competição desigual entre cursos já que cada curso tem sua área de atuação. Não pode dificultar e sim facilitar, uma vez que a empresa tem formado o perfil de seu profissional basta que ela procure o curso e aquele que irá adequar à sua necessidade.

Cursos

O Brasil hoje apresenta quatro cursos, reconhecidos pelo MEC, na área de conhecimento computação/informática que são:

Ciência da Computação;
Engenharia da Computação;
Licenciatura da Computação;
Sistema de Informação.

Ciência da Computação

Curso voltado para o estudo (pesquisa) e desenvolvimento de tecnologia. Nele são estudados disciplinas voltadas ao fazer computacional, o que quer dizer que os estudantes dessa área, ao se formar, teoricamente, são habilitados a pesquisar, desenvolver e aplicar/usar tecnologia. Sua área de atuação é junto a grupos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.

Engenharia da Computação

Engenharia por definição é a “arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos e certas habilitações específicas à criação de estruturas, dispositivos e processos”. A engenharia computacional está ligada ao desenvolvimento de estrutura computacional, métodos de acesso, entre outras atividades ligadas a construção e pesquisa de equipamentos. Sua área de atuação é junto a grupos de pesquisa e empresas de desenvolvimento de hardware.

Licenciatura em Computação

Os estudantes deste curso, ao se formar, teoricamente estarão habilitados a honrosa e majestosa atividade de compartilhar o saber em computação. Durante o curso são aprendidas matérias ligadas ao conhecimento científico, tecnológico, ético, humanístico e pedagógico. O licenciado em Computação poderá exercer, além da atividade docente, consultoria no âmbito da informática educativa, desenvolvimento, utilização e avaliação de software educacional.

Sistema de Informação

Está é a modalidade mais nova de curso na área de computação reconhecida pelo MEC. Nela os estudantes se aperfeiçoam em tecnologias prontas e já em uso pelo mercado. A estrutura do curso é muito variada visto que ela é baseada na tendência e necessidade do mercado num determinado tempo.

Como pode notar, os cursos são variados e com nicho de mercado igualmente variados. Basta agora, você, estudante, escolher qual curso melhor se enquadra no seu perfil profissional. Lembrando que em computação/informática há sobra de vagas e não há porque diminuir esse ou aquele curso ou profissional, ajudar o próximo é algo que se deve passar a frente, não apenas na vida profissional.

  • Autor
    • Marco Rosner
      • CEFET-AL
  • Co-autores
    • Janara Vieira
      • UEPB
    • Paulo Henrique
      • UFPR

Realização


web2.gif

Logo ENEC

Apoio


Logo UNIC

Logo UNIRONDON

Logo CEFET-MT

fund.gif


cab_logo_sfundo.gif


logo_insigne.jpg


logoMJ.jpg




%btEdit% %btAnexar% %btVersao% %btMais%

revisão: r1 - 06 Jan 2012 - 01:09:53 - UnknownUser

%CC_by_nc_sa_pequeno% Copyright © 2005 - 2024, pela Executiva Nacional dos Estudantes de Computação. Todo o nosso conteúdo pode ser utilizado segundo os termos da Creative Commons License: Atribuição-UsoNãoComercial-PermanênciaDaLicença, salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.



eXTReMe Tracker