Encontro Nacional dos Estudantes de Computação

Caderno de Contribuições do ENECOMP

Mais representatividade para a Assembléia Geral da ENEC

Um debate que sempre é feito é sobre a representativade da AG. Hoje, tem direito a voto na AG um representante de cada curso de computação presente no ENECOMP. Nesse caso, se uma universidade tem cursos de ciência e engenharia de computação e ambos os cursos tem alunos no ENECOMP, a universidade fica com 2 delegados.

Porém, seria esse o melhor modo de refletir a opinião de todos os estudantes de computação do país, ou pelo menos, de todos os estudantes de computação participantes do ENECOMP?

Com o objetivo de amenizar essa dúvida, a AG de 2005 em Bonito-MS decidiu que deveria ser trazido para a AG de 2006 uma nova proposta de eleição de delegados para a AG e que esta entraria em vigor na AG de 2007. Porém o que houve no ENECOMP 2006 em Poços de Caldas foi um total descaso com as questões relativas a organização da ENEC e ao movimento estudantil, de modo que as propostas colocadas no Caderno de Contribuições passado não foram nem colocadas em pauta na Assembléia.

Pensando em uma proposta coerente e que aumente o número de estudantes aptos a votar na AG chegamos a 3 possibilidades:

  • 1) Aumentar a representatividade da AG com base no número de alunos de cada curso
  • 2) Aumentar a representatividade da AG com base no número de alunos de cada curso participantes do ENECOMP
  • 3) Todos estudantes inscritos no ENECOMP estão aptos a votar na AG

Em 1) temos a opção foi adotada pela UNE até o último congresso. Nesse caso, uma proposta é abrir a possibilidade para 1 delegado para cada 50 ou 100 alunos existentes no curso. Para que essa proposta seja viável, é necessário que os delegados tragam um documento da universidade declarando o número total de alunos do curso. Com eleição prévia em Assembléia de Curso ou Indicação em reunião da entidade de base convocada especialmente para esse fim.

Em 2) temos uma opção que pode ser criada e um delegado para cada 5 ou 10 participantes inscritos no ENECOMP, com um limite de 5 delegados por curso. Essa opção é interessante uma vez que incentiva a participação de um número maior de estudantes no ENECOMP. Com eleição prévia em Assembléia de Curso ou Indicação em reunião da entidade de base convocada especialmente para esse fim.

Em 3) temos a opção que, inicialmente, é a descrita no atual Estatuto da ENEC. Porém, nesse caso, é necessário um credenciamento separado da inscrição do ENECOMP para a AG e, mais importante do que isso, a exigência de participação nos GTs. Como prática comum em outros congressos de executivas e DCEs, a idéia é exigir a participação em pelo menos 50% dos GTs para que o estudante esteja apto a votar. Por fim, essa opção pode gerar distorções, uma vez que um curso pode levar 100 alunos para o ENECOMP e outros 10 cursos podem levar 10 alunos cada.

O objetivo desse texto não é defender nenhuma das opções citadas acima, mas defender que é necessário uma mudança.

  • Assinam esta contribuição

-- LeandroChemalle - 20 Jul 2007

Realização


web2.gif

Logo ENEC

Apoio


Logo UNIC

Logo UNIRONDON

Logo CEFET-MT

fund.gif


cab_logo_sfundo.gif


logo_insigne.jpg


logoMJ.jpg




%btEdit% %btAnexar% %btVersao% %btMais%

revisão: r1 - 06 Jan 2012 - 01:09:53 - UnknownUser

%CC_by_nc_sa_pequeno% Copyright © 2005 - 2024, pela Executiva Nacional dos Estudantes de Computação. Todo o nosso conteúdo pode ser utilizado segundo os termos da Creative Commons License: Atribuição-UsoNãoComercial-PermanênciaDaLicença, salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.



eXTReMe Tracker