You are here: Foswiki>AL Web>ERECompAL (06 Jan 2012, UnknownUser)Edit Attach

ERECOMP AL

Orçamento

Cotação de Preços

Projeto

Área para a construção colaborativa do projeto para o ERECOMP-AL. (OBS.: estou sugerindo uma estrutura para o projeto. Se alguém quiser modificá-la, sinta-se à vontade.)

Tema

A Internet e a Nova Web: conquistas e conseqüências no mundo contemporâneo

Apresentação

O estado de Alagoas ainda é pouco produtivo no que se refere à organização de eventos na área de Computação e Informática. Desde 2003, data da realização do III Infoview e do Congresso Alagoano de Tecnologia da Informação (CATI), não se tem notícia da organização de um evento do porte dos mesmos. E, quando nos referimos àqueles organizados por estudantes ou que tenham foco estudantil, não há registro da realização de nenhum grande evento nessa área.

O I Encontro Regional dos Estudantes de Computação de Alagoas (ERECOMP-AL) é um evento organizado pela Diretoria Estadual da Executiva Nacional dos Estudantes de Computação (ENEC) que vem a suprir as deficiências supracitadas. Pretende-se congregar estudantes e profissionais da área de Computação e Informática de Alagoas e de estados vizinhos, constituindo-se num grande evento de Computação do Nordeste. Serão apresentados e discutidos, além de questões científico-técnicas, temas relacionados ao fazer computacional e à sua implicação na dinâmica social, bem como questões inerentes ao meio estudantil.

Escolheu-se como tema geral do I ERECOMP-AL a Internet, principalmente devido a seus recentes avanços, tão comentados e difundidos, o que está sendo chamado de Web 2.0 (ou Nova Web). Essas novas perspectivas de produção de conteúdo - colaborativo e descentralizado - são cruciais para o desenvolvimento da Web, não apenas na esfera tecnológica, proporcionando mudanças significativas em áreas como publicidade, jornalismo e política.

Justificativa

No nosso estado, especialmente na capital Maceió, existem diversas faculdades e institutos que oferecem cursos na área de Computação e Informática. Congregar os estudantes desses é uma tarefa árdua, porém necessária para o crescimento e o fortalecimento da área. Em eventos deste tipo, experiências diferentes advindas de estudantes de diferentes instituições podem ser trocadas. Essa troca de idéias estimula a produção de tecnologias e soluções de software novas, fazendo com que se formem profissionais mais criativos e qualificados.

Além disso, faz-se necessária uma constância de eventos de Informática, onde se possa apresentar aos nossos estudantes e profissionais o que está sendo produzindo no tocante a software, para que Alagoas não se isole do intrincado processo de transformação constante da área. Essa necessidade surge especialmente a partir da criação, há dois anos, do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL-TI), um estímulo do governo estadual ao crescimento dessa área.

Por fim, a realização de um evento dessa magnitude dá a oportunidade da cidade de Maceió, através da ENEC-AL, candidatar-se a cidade-sede de encontros nacionais como o Congresso Nacional dos Estudantes de Computação (ENECOMP) em anos posteriores.

Objetivos

Objetivo Geral

  • Congregar estudantes e proffisionais de Computação e Informática de nosso estado e dos estados vizinhos, através de atividades acadêmicas, culturais e esportivas, tendo como foco a troca de informações e o crescimento da área.

Objetivos Específicos

  • Realizar palestras e mini-cursos relacionadas à temática do evento, ministradas por profissionais da área, docentes ou estudantes universitários.
  • Promover a divulgação de trabalhos científicos produzidos por estudantes de instituições de ensino através da promoção da apresentações dos mesmos no ERECOMP-AL, sendo estas escolhidas por uma comissão especialmente designada para isso.
  • Realizar torneios esportivos de diversas modalidades, promovendo o espírito de equipe e de coletividade, além da interação entre os participantes.
  • Promover eventos culturais, com o intuito de promover a união dos estudantes e do público em geral.

Recursos

Recursos Físicos

  • CEFET-AL
    • Laboratórios para mini-cursos com 20 vagas (2 pessoas por computador)
    • Alojamento para 150 pessoas
    • Auditorio com capacidade para 250 pessoas
    • Jogos

Recursos Humanos

Precisaremos de 25 a 30 pessoas entre apoio e organização (coloquem aqui as pessoas que vocês irão conseguindo para participar das equipes de apoio - não precisa colocar o nome de nenhum de nós quatro).

  1. Rosa (CEFET-AL) (Confirmado!)
  2. Paulo (CEFET-AL) (falta confirmar)
  3. Gedson (CEFET-AL) (confirmado!)
  4. Janfelipe (CEFET-AL) (confirmado!)
  5. Mario (UFAL) (confirmado!)
  6. Will (UFAL) (confirmado!)
  7. Bosco (CEFET-AL) (confirmado!)
  8. João Paulo (CESMAC) (Confirmado!)
  9. Baltazar (CEFET-AL) (Confirmado!)
  10. Jacqueline (FAL) (falta confirmar)
  11. Christofer (FAMA) (Confirmado!)
  12. Stanley (FAT) (falta confirmar)
  13. Wagner (CEFET, mas pode apoiar na FAT também) (Confirmado!)
  14. Isabelita (CEFET) (confirmado!)
  15. Max (UFAL) (confirmado!)
  16. Pepeu (UFAL) (confirmado!)
  17. Allyson Cabrau (UFAL/CEFET) (confirmado!)
  18. Tacito (UFAL) (confirmado!)
  19. Rafael "Pitomba" "Riquelme" (UFAL) (confirmado!)
  20. Hélio "da Peda" (CESMAC) (confirmado, por enquanto...)
  21. Gilberto (LUG-AL)

Recursos Financeiros

  1. Patrocínio com Bancos (principais: Banco do Nordeste e Banco do Brasil);
  2. Patrocínio com empresas (Software, Hardware e Ensino);
  3. Inscrições dos participantes.

Programação

18/01/07 - Quinta-feira 19/01/07 - Sexta-feira 20/01/07 - Sábado 21/01/07 - Domingo
08:00-10:00   Mini-cursos Mini-cursos  
10:00-12:00 Torneios esportivos
14:00-15:00 Palestra 1 Palestra 4 ComFutsAL
15:00-15:15 Credenciamento Coffee-Break Coffee-Break
15:15-16:15 Palestra 2 Palestra 5
16:15-16:30 Coffee-Break Coffee-Break
16:30-17:30 Palestra 3 - Apresentação de trabalhos científicos Palestra 6 - Apresentação de trabalhos científicos
17:30-18:00    
18:00-18:30  
18:30-20:30 Abertura - Palestra de Abertura
22:00-all night long Festa#1 - ERECOpening Festa#2UndERECOMP Festa#3 - ERECOMP-Audio  

Total:

  • 7 Palestras
  • 6 Apresentações científicas
  • 3 Mini-cursos
  • 3 Festas

Patrocínio

Benefícios ao patrocinador do evento: Divulgação de sua marca como apoiador do evento nos materiais entregues aos estudantes e de divulgação conforme negociação através de stands no local e distribuição de material específico do patrocinador.

Planos de patrocínio

Segue abaixo a tabela dos planos de patrocínio, bem como o investimento requerido.

Meio de divulgação Plano BronzeSorted ascending Plano Prata Plano Ouro Plano Diamante
Camisa¹     x x
Cartaz¹   x x x
Faixas¹     x x
Pastas¹   x x x
Stand²       x
Banner²     x x
Investimento (R$) entre 500 e 1000 entre 1000 e 1500 entre 1500 e 2000 superior a 2000
Folder¹ x x x x
Site³ x x x x

¹Os espaços reservados nesses itens serão correspondentes à classificação do patrocinador e ao tipo de patrocínio.

²O stand e o(s) banner(s) serão colocados nos locais de realização das atividades do evento.

³Divulgação no site da Diretoria Estadual e demais sites associados ao evento durante o período do patrocínio.

Conclusão

O I Encontro Regional dos Estudantes de Computação de Alagoas será um importante evento para os estudantes de nosso estado, bem como para os nossos profissionais de informática e para o estado em si, atraindo também pessoas de estados vizinhos para participar. Além disso, é uma grande oportunidade para fazer com que nosso estado entre definitivamente na rota de grandes eventos de Computação e Informática, como o ENECOMP, como também fomentar a troca de experiências e idéias, fazendo com que essa área cresça mais em Alagoas.

Equipes

Equipe Festas

Coordenação: Vicente Brasileiro

Organização:

  • Bruno Serrão
  • Erigreydson Barros
  • Samara Morais
  • Williamson Goulart
  • Tácito Trindade

Responsabilidades: - organizar as festas (local, banda, orçamento, arrumação, bebidas, transporte...)

Equipe Acadêmico

Composta por 5 pessoas (sendo 2 professores (sugestão: Fabrízia e Eliane, delegada da SBC aqui em Alagoas) e 3 alunos (sugestão: Bruno, seria legal se você ficasse como representante da organização nessa equipe))

Responsabilidades: Contactar palestrantes no devido tema do evento, fazer o concurso para quais trabalhos científicos serão apresentados e fazer orçamento de gastos com palestrantes

Equipe Infra-Estrutura

Composta por 3 pessoas

Coordenação: MarcoRosner

Responsabilidades: Conseguir a infraestrutura (laboratorios, alojamento, quadra para jogos, auditorio com recursos de multimidia)

Equipe Financeira

A equipe financeira será a organização que irá delegar comissões para ficarem responsaveis por tentarem patrocinio em empresas.

Responsabilidades: Fazer os orçamento que as outras equipes não estão responsaveis (canetas, bolsas, pastas, blocos, transporte, hospedagem ... ), a contratação dos serviços (indepentente de quem fez o orçamento) e administração do dinheiro do evento, seja recebimento ou pagamento.

As comissões, as quais terão uma pessoa que esteja em contato com a organização mas sem número fixo de pessoas que possam ajuda-lá, são:

  1. Comissão da área de Software
  2. Comissão da área de Hardware
  3. Comissão da área de Ensino
  4. Comissão da área de Instituições Governamentais (incluindo Bancos)

*Estarei (Marco) mandando um e-mail ao pessoal do APL TI para ter uma primeira noção de quais empresas poderemos seguir para tentar esses patrocinios.

Equipe Marketing

já tow entrando em contato com pessoas pra fazer logo, vou abrir concorrência, até pq quem fizer isso ganha uma certa visibilidade e tudo, o lance tá caminhado.

Coordenação: IcaroMedeiros

Responsabilidade: Toda a parte gráfica do evento (folders, panfletos, camisa, caneta, blocos...), enviar os folders para as faculdades de outros estados, divulgar o evento nas faculdades alagoanas e em possiveis eventos que sejam realizados aqui em Alagoas.

Equipe Jogos

Composta por 3 pessoas (Sugestão: não tenho sugestão! hihihi)

Responsabilidade: Organizar toda a parte de jogos, incluindo pessoas para arbitrar, fiscalizar e fazer orçamento de possíveis prêmios para os vencedores.

ATAS DAS REUNIÕES (ATENÇÃO)

Primeira reunião - (não lembro a data)

  • Primeiras resoluções quanto ao projeto do evento.

Segunda Reunião - 18/09/2006

Ata

--

Main.guest em 28 Mar 2024 - 14:31.
Topic revision: r1 - 06 Jan 2012, UnknownUser
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Foswiki? Send feedback