Debian Festival 3.0

df3_divulgue_site.png

AVISOS:

Os certificados de participação e mini-cursos estão sendo entregues no bloco de informática do CEFET pelo Marco Rosner

As fotos do evento já estão disponíveis!!!

Tópicos

Notícias sobre o DF 3.0

Apresentação

Debian Festival é um evento que será promovido pela Diretoria Estadual da Executiva Nacional dos Estudantes de Computação, em conjunto com o Centro Acadêmico de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alagoas, que tem por objetivo promover a disseminação de conhecimento sobre a distribuição Debian (leia o manifesto Debian aqui) GNU/Linux, estimulando sua utilização, bem como o pleno uso de outros Softwares Livres. O evento acontecerá entre os dias 15 e 16 de agosto de 2008, no bloco principal do CESMAC (Centro de Estudos Superiores de Maceió), consolidando a ampliação do Movimento de Software Livre em Alagoas.

Fazem parte do evento:

  • Palestras;
  • Mini-curso;
  • Grupo de discussão.

As palestras, que serão ministradas por professores e profissionais com experiência em GNU/Linux e Debian, terão como tema tal sistema operacional e Software Livre em geral. Os mini-cursos, com duração de 3 horas cada um, são pequenos cursos de iniciação em algum assunto relacionado ao GNU/Linux e acontecerão nos laboratórios do CCET (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas) do CESMAC.

Palestras

PL 1 = Abertura do Evento - Conhecendo o Software Livre

PL 2 = Desenvolvimento com CakePhp Framework (Alisson Nascimento)
  • Descrição: Usando padrões de projeto como MVC (Model-View-Control) e uma forte abstração quanto aos comandos SQL, o framework CakePhp é uma flexível e ótima ferramenta livre para o desenvolvimento rápido de aplicaçãoes web, utilizado hoje até na nova versão do gerenciador de conteúdo Mambo. Sem reinventar a roda, CakePhp deixa você focar apenas na área de negócio da sua aplicação.

Download da palestra

PL 3 = Cacti e Nagios, Poderosas ferramentas de monitoramento da rede (Wilson Lima)

  • Descrição: Cacti e Nagios são ferramentas livres com interface Web, que possibilitam recuperar e exibir informações sobre o estado dos elementos da rede (Switchs, Roteadores, Servidores) através de gráficos. Para isso, essas aplicações usam o protocolo SNMP para o monitoramento. Quando uma rede torna-se bem distribuída, com muitos elementos em torno dela, a utilização dessas ferramentas torna-se essencial, para manter o administrador dessa rede a par do estado da mesma, acompanhando relatórios sobre a utilização dos elementos da rede, assim evitando maiores problemas, com a parada repentina de algum serviço ou qualquer tipo de avaria relacionada ao hardware.

Download da palestra

PL 4 = O projeto GNOME (Jonh Wendell)

  • Descrição: Você já ouviu falar de GNOME? Não? Talvez você já tenha o usado sem perceber. Ele é o ambiente desktop padrão do Ubuntu, Fedora, OpenSUSE e de outras distribuições. Neste espaço mostraremos como o GNOME se organiza, quem o compõe, quem são os responsáveis por ele, como as versões são lançadas, as equipes que cuidam para que tudo ocorra como planejado, entre outras questões. Falaremos também sobre a comunidade brasileira e sobre como você pode fazer parte do time!

Download da palestra

PL 5 = Prefeitura de Arapiraca 90% Migrada para Software Livre (GTINFO - Grupo de Tecnologia de Informação da Prefeitura de Arapiraca)

  • Descrição: Será exposto o processo de como foi e como está migração da Prefeitura de Arapiraca para Software Livre dos servidores aos desktops. O que foi mudado para chegar a este patamar e quais as dificuldades ainda encontradas.

Download da palestra

PL 6 = Por que PHP? (Sandney Farias e Cheops Malta)

  • Descrição: PHP (PHP: Hypertext Preprocessor) é uma das linguagens mais utilizadas para geração de conteúdo dinâmico na Web. Nesta apresentação abordaremos as características básicas da linguagem, estatísticas sobre sua utilização, além de empresas e casos de sucesso utilizando PHP. Apresentaremos também a comunidade a nível regional e nacional mostrando como estão sendo desenvolvidas ações voltadas para o desenvolvimento da linguagem em todo o país.

Download da palestra

MC 1 - Bruno Lopes - Atingindo o Nirvana no Debian (Desmistificando o Terminal)
  • Mestrando em Modelagem Computacional na Universidade Federal de Alagoas
  • Descrição: Numa viagem espiritual, seguindo os ensinamentos de Ian Gautama, foi-me repassado parte do conhecimento sagrado do cerne do sistema Debian: o DPKG. Partindo dos mandamentos estipulados, transpassam-se os conhecimentos do portal Debian.Org como forma de abastecer-se da energia minimalista necessária a um fiel da cultura Debian. Neste treinamento para a guerra santa que está por vir serão repassadas as artes secretas do DSelect, APT e Aptitude

MC 2 - Baltazar - Introdução ao Bash Script
  • Membro do Projeto Petrobrás de programação paralela.
  • Descrição: Neste mini curso será apresentado o maravilhoso mundo do bash script. Rapidez, Facilidade e Diversão, tudo isso nessa linguagem. Veremos a parte mais básica da linguagem, porque usar bash script, comandos úteis/freqüentes em scripts e algumas dicas úteis no dia a dia de um scripteiro.

MC 3 - Devido a procura intensa pelo mini-curso de Introdução ao Bash Script, estamos disponibilizando ele também neste mini-curso.

MC 4 - Ícaro Medeiros - Expressões Regulares
  • Mestrando em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco
  • Descrição do minicurso = Expressões regulares são usadas há muito tempo na Computação e têm várias aplicações práticas. Esse minicurso vai focar como elas podem ser usadas no Linux, através dos programas sed (Stream EDitor) e grep (Global Regular ExPression). Além disso, as Expressões Regulares aparecem em várias linguagens de programação através de bibliotecas e API's de linguagens de programação como Java (classe Matcher), Perl, Javascript, dentre outras.

MC 5 - Adolfo - Plataforma PZP (Python-Zope-Plone)
  • Graduando em Ciências da Computação - UFAL
  • Descrição: O objetivo é fornecer aos participantes uma visão geral do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Plone que é escrito na linguagem Python e que roda sobre o servidor de aplicações Zope, além de demonstrar sua flexibilidade e eficácia como ambientes de aplicações Web e gerenciamento de conteúdos.

  • Mini-Curso 5 - PZP

Minicursos

Contendo 3 horas cada, os minicursos tem como intuito trazer alguma apresentação de uma ferramenta prática do sistema operacional Debian GNU/Linux ou outro Software Livre para a comunidade. Na seção minicursos há uma breve descrição do conteúdo dos cursos oferecidos e da qualificação dos nossos instrutores.

Serão disponibilizados 20 vagas para cada minicurso, será 1 pessoa por máquina!

Submissão de palestras

As palestras ainda estão a ser confirmadas, mas caso haja algum palestrante desistente e você tenha algum material sobre FERRAMENTAS LIVRES, favor enviar a palestra para Ícaro Medeiros, até o dia 13 de agosto.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas com:

Na UFAL: Natália Julieta ** Evellyn Soares

No CEFET: Marco Rosner

No CESMAC: Hélio Cavalcante

Valores
  • Inscrição = R$ 5,00
  • Minicurso = R$ 5,00 (Cada)

Local

Palestras: Auditório do bloco principal do CESMAC.

Minicursos: Laboratórios do CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas do CESMAC.

Divulgação

Serão afixados cartazes em várias faculdades de Computação e Informática de Maceió e Arapiraca ESSA SEMANA, portanto, fique atento e VEJA OS MURAIS DA SUA FACULDADE. A divulgação pessoal pode ser feita com e-mails contendo o endereço desse http://enec.org.br/debianfestival.

Certificados

Serão entregues certificados aos participantes ao término do evento, que contarão como horário flexível, num total de 8 horas de palestras mais 3 horas por cada minicurso.

Fotos

Veja as fotos do Debian Festival 3.0, clicando aqui!!!

Fotos da edição passada.

Equipe Organizadora

Colaboradores

Topic attachments
I Attachment Action Size DateSorted ascending Who Comment
df3_divulgue.pngpng df3_divulgue.png manage 149 K 09 Aug 2008 - 17:17 UnknownUser  
df3_divulgue_site.pngpng df3_divulgue_site.png manage 67 K 09 Aug 2008 - 17:19 UnknownUser  
nirvana.pdfpdf nirvana.pdf manage 596 K 16 Aug 2008 - 04:41 UnknownUser Mini-Curso 1 - Atingindo o Nirvana
cakephp.pdfpdf cakephp.pdf manage 1 MB 20 Aug 2008 - 13:59 UnknownUser  
gnome.pdfpdf gnome.pdf manage 2 MB 20 Aug 2008 - 14:05 UnknownUser  
php.pdfpdf php.pdf manage 922 K 20 Aug 2008 - 14:09 UnknownUser  
pzp.ppspps pzp.pps manage 1 MB 20 Aug 2008 - 14:12 UnknownUser  
bashScript.tar.bz2bz2 bashScript.tar.bz2 manage 3 MB 21 Aug 2008 - 04:23 UnknownUser Bash
Topic revision: r1 - 06 Jan 2012, UnknownUser
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Foswiki? Send feedback