Debian Festival 3.0

df3_divulgue_site.png

AVISOS:

Os certificados de participação e mini-cursos estão sendo entregues no bloco de informática do CEFET pelo Marco Rosner

As fotos do evento já estão disponíveis!!!

Tópicos

Notícias sobre o DF 3.0

Apresentação

Debian Festival é um evento que será promovido pela Diretoria Estadual da Executiva Nacional dos Estudantes de Computação, em conjunto com o Centro Acadêmico de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alagoas, que tem por objetivo promover a disseminação de conhecimento sobre a distribuição Debian (leia o manifesto Debian aqui) GNU/Linux, estimulando sua utilização, bem como o pleno uso de outros Softwares Livres. O evento acontecerá entre os dias 15 e 16 de agosto de 2008, no bloco principal do CESMAC (Centro de Estudos Superiores de Maceió), consolidando a ampliação do Movimento de Software Livre em Alagoas.

Fazem parte do evento:

  • Palestras;
  • Mini-curso;
  • Grupo de discussão.

As palestras, que serão ministradas por professores e profissionais com experiência em GNU/Linux e Debian, terão como tema tal sistema operacional e Software Livre em geral. Os mini-cursos, com duração de 3 horas cada um, são pequenos cursos de iniciação em algum assunto relacionado ao GNU/Linux e acontecerão nos laboratórios do CCET (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas) do CESMAC.

Palestras

PL 1 = Abertura do Evento - Conhecendo o Software Livre

PL 2 = Desenvolvimento com CakePhp Framework (Alisson Nascimento)
  • Descrição: Usando padrões de projeto como MVC (Model-View-Control) e uma forte abstração quanto aos comandos SQL, o framework CakePhp é uma flexível e ótima ferramenta livre para o desenvolvimento rápido de aplicaçãoes web, utilizado hoje até na nova versão do gerenciador de conteúdo Mambo. Sem reinventar a roda, CakePhp deixa você focar apenas na área de negócio da sua aplicação.

Download da palestra

PL 3 = Cacti e Nagios, Poderosas ferramentas de monitoramento da rede (Wilson Lima)

  • Descrição: Cacti e Nagios são ferramentas livres com interface Web, que possibilitam recuperar e exibir informações sobre o estado dos elementos da rede (Switchs, Roteadores, Servidores) através de gráficos. Para isso, essas aplicações usam o protocolo SNMP para o monitoramento. Quando uma rede torna-se bem distribuída, com muitos elementos em torno dela, a utilização dessas ferramentas torna-se essencial, para manter o administrador dessa rede a par do estado da mesma, acompanhando relatórios sobre a utilização dos elementos da rede, assim evitando maiores problemas, com a parada repentina de algum serviço ou qualquer tipo de avaria relacionada ao hardware.

Download da palestra

PL 4 = O projeto GNOME (Jonh Wendell)

  • Descrição: Você já ouviu falar de GNOME? Não? Talvez você já tenha o usado sem perceber. Ele é o ambiente desktop padrão do Ubuntu, Fedora, OpenSUSE e de outras distribuições. Neste espaço mostraremos como o GNOME se organiza, quem o compõe, quem são os responsáveis por ele, como as versões são lançadas, as equipes que cuidam para que tudo ocorra como planejado, entre outras questões. Falaremos também sobre a comunidade brasileira e sobre como você pode fazer parte do time!

Download da palestra

PL 5 = Prefeitura de Arapiraca 90% Migrada para Software Livre (GTINFO - Grupo de Tecnologia de Informação da Prefeitura de Arapiraca)

  • Descrição: Será exposto o processo de como foi e como está migração da Prefeitura de Arapiraca para Software Livre dos servidores aos desktops. O que foi mudado para chegar a este patamar e quais as dificuldades ainda encontradas.

Download da palestra

PL 6 = Por que PHP? (Sandney Farias e Cheops Malta)

  • Descrição: PHP (PHP: Hypertext Preprocessor) é uma das linguagens mais utilizadas para geração de conteúdo dinâmico na Web. Nesta apresentação abordaremos as características básicas da linguagem, estatísticas sobre sua utilização, além de empresas e casos de sucesso utilizando PHP. Apresentaremos também a comunidade a nível regional e nacional mostrando como estão sendo desenvolvidas ações voltadas para o desenvolvimento da linguagem em todo o país.

Download da palestra

MC 1 - Bruno Lopes - Atingindo o Nirvana no Debian (Desmistificando o Terminal)
  • Mestrando em Modelagem Computacional na Universidade Federal de Alagoas
  • Descrição: Numa viagem espiritual, seguindo os ensinamentos de Ian Gautama, foi-me repassado parte do conhecimento sagrado do cerne do sistema Debian: o DPKG. Partindo dos mandamentos estipulados, transpassam-se os conhecimentos do portal Debian.Org como forma de abastecer-se da energia minimalista necessária a um fiel da cultura Debian. Neste treinamento para a guerra santa que está por vir serão repassadas as artes secretas do DSelect, APT e Aptitude

MC 2 - Baltazar - Introdução ao Bash Script
  • Membro do Projeto Petrobrás de programação paralela.
  • Descrição: Neste mini curso será apresentado o maravilhoso mundo do bash script. Rapidez, Facilidade e Diversão, tudo isso nessa linguagem. Veremos a parte mais básica da linguagem, porque usar bash script, comandos úteis/freqüentes em scripts e algumas dicas úteis no dia a dia de um scripteiro.

MC 3 - Devido a procura intensa pelo mini-curso de Introdução ao Bash Script, estamos disponibilizando ele também neste mini-curso.

MC 4 - Ícaro Medeiros - Expressões Regulares
  • Mestrando em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco
  • Descrição do minicurso = Expressões regulares são usadas há muito tempo na Computação e têm várias aplicações práticas. Esse minicurso vai focar como elas podem ser usadas no Linux, através dos programas sed (Stream EDitor) e grep (Global Regular ExPression). Além disso, as Expressões Regulares aparecem em várias linguagens de programação através de bibliotecas e API's de linguagens de programação como Java (classe Matcher), Perl, Javascript, dentre outras.

MC 5 - Adolfo - Plataforma PZP (Python-Zope-Plone)
  • Graduando em Ciências da Computação - UFAL
  • Descrição: O objetivo é fornecer aos participantes uma visão geral do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Plone que é escrito na linguagem Python e que roda sobre o servidor de aplicações Zope, além de demonstrar sua flexibilidade e eficácia como ambientes de aplicações Web e gerenciamento de conteúdos.

  • Mini-Curso 5 - PZP

Minicursos

Contendo 3 horas cada, os minicursos tem como intuito trazer alguma apresentação de uma ferramenta prática do sistema operacional Debian GNU/Linux ou outro Software Livre para a comunidade. Na seção minicursos há uma breve descrição do conteúdo dos cursos oferecidos e da qualificação dos nossos instrutores.

Serão disponibilizados 20 vagas para cada minicurso, será 1 pessoa por máquina!

Submissão de palestras

As palestras ainda estão a ser confirmadas, mas caso haja algum palestrante desistente e você tenha algum material sobre FERRAMENTAS LIVRES, favor enviar a palestra para Ícaro Medeiros, até o dia 13 de agosto.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas com:

Na UFAL: Natália Julieta ** Evellyn Soares

No CEFET: Marco Rosner

No CESMAC: Hélio Cavalcante

Valores
  • Inscrição = R$ 5,00
  • Minicurso = R$ 5,00 (Cada)

Local

Palestras: Auditório do bloco principal do CESMAC.

Minicursos: Laboratórios do CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas do CESMAC.

Divulgação

Serão afixados cartazes em várias faculdades de Computação e Informática de Maceió e Arapiraca ESSA SEMANA, portanto, fique atento e VEJA OS MURAIS DA SUA FACULDADE. A divulgação pessoal pode ser feita com e-mails contendo o endereço desse http://enec.org.br/debianfestival.

Certificados

Serão entregues certificados aos participantes ao término do evento, que contarão como horário flexível, num total de 8 horas de palestras mais 3 horas por cada minicurso.

Fotos

Veja as fotos do Debian Festival 3.0, clicando aqui!!!

Fotos da edição passada.

Equipe Organizadora

Colaboradores

Topic attachments
ISorted ascending Attachment Action Size Date Who Comment
bashScript.tar.bz2bz2 bashScript.tar.bz2 manage 3 MB 21 Aug 2008 - 04:23 UnknownUser Bash
cakephp.pdfpdf cakephp.pdf manage 1 MB 20 Aug 2008 - 13:59 UnknownUser  
gnome.pdfpdf gnome.pdf manage 2 MB 20 Aug 2008 - 14:05 UnknownUser  
nirvana.pdfpdf nirvana.pdf manage 596 K 16 Aug 2008 - 04:41 UnknownUser Mini-Curso 1 - Atingindo o Nirvana
php.pdfpdf php.pdf manage 922 K 20 Aug 2008 - 14:09 UnknownUser  
df3_divulgue.pngpng df3_divulgue.png manage 149 K 09 Aug 2008 - 17:17 UnknownUser  
df3_divulgue_site.pngpng df3_divulgue_site.png manage 67 K 09 Aug 2008 - 17:19 UnknownUser  
pzp.ppspps pzp.pps manage 1 MB 20 Aug 2008 - 14:12 UnknownUser  
Topic revision: r1 - 06 Jan 2012, UnknownUser
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Foswiki? Send feedback